Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Esportes de Petrolina (Seduc) explicou sobre a denúncia de leitores feita ao Blog, referente à construção de uma academia particular dentro do Parque Municipal Josepha Coelho.
Confiram:
A Secretaria de Esportes de Petrolina explica que na licitação para construção de uma academia no Parque Josepha Coelho, somente a Academia Pollo se interessou em participar da mesma.
Em contrapartida, a academia será responsável pela manutenção do Parque, inclusive pagamento dos funcionários. Os atletas das seleções esportivas que representam o município terão acesso gratuito aos serviços oferecidos pela mesma, e também será disponibilizado para os frequentadores do parque um instrutor para orientar as pessoas que fazem corrida e caminhada no local.
Secretaria de Educação e Esportes de Petrolina (Seduc)/Ascom
Comentário Meu:
Qual o tamanho da responsabilidade da academia? limpeza? Manutenção? Como? A que custo? Continuo achando estranhíssimo, acreditando que equipamento público pertence a todos e não pode ser de apenas alguns.
interessante isso , se apossa de um espaço que é de todos , oferece uma contra partida irrisória frente ao grande lucro que explorará de todos ali. realmente é o fim do mundo.
tudo isso com o aval sem consulta popular do nosso “poder público”.
Isto é inconcebível, o Ministério Publico tem investigar até que ponto isso é legal. Está com car de privatização do parque. Alguém duvida?
José Francisco; a justificativa da secretaria de educação e esportes de Petrolina. a respeito de uma academia particular dentro o parque Josefa Coelho;não convence; o espaço é pequeno;para uma moderna academia;por maior que seja os lucros.não tem como arcar com a manutenção do referido parque; algo precisa ser esclarecido;
Não parece ser irrisória a contrapartida. A manutenção de um espaço daquele custa alto preço. Os atletas de ponta da cidade poderão usar gratuitamente do espaço. Os usuários do parque terão a disposição instrutor para orientação. Eu até penso ser uma contrapartida altíssima. A pergunta é: será que a academia Pollo vai cumprir fielmente o contrato?
A responsabilidade(ou irresponsabilidade) do ato é de competência do gestor público, a empresa pelo visto nas matérias, não se apossou ou invadiu espaço, foi autorizado pelo “chefe”.
Tem gente aqui que deve ter dificuldade com a língua portuguesa: “A Secretaria de Esportes de Petrolina explica que na licitação para construção de uma academia no Parque Josepha Coelho, somente a Academia Pollo se interessou em participar da mesma”. Se houve licitação e somente uma empresa participou, logo não existe nenhum “apossamento”. Se houver uma PPP (parceria público-privada) não existe problema algum na empresa almejar lucro cobrando pelo serviço prestado, afinal é do lucro que a empresa sobrevive e gera emprego e renda, e é até melhor para o parque não ser dependente de verba pública. Vejam o exemplo dos parques que são administrados por concessões, são bem mais limpos e organizados do que os 100% públicos.
Cade o edital dessa licitação?
Eu tenho academia e não vi essa bela oportunidade
Empresa privada que deseja participar de oportunidades tem que ter pessoal antenado nessas ocasiões. Quando preciso de informações – em qualquer administração- já fui atrás, o pessoal de Licitações me conhece de anos, desde que cheguei formado do recife. Isso tem mais de 20 anos. É só ficar ligado. Depois que passou a oportunidade, ainda dá para ir i pedir uma cópia da licitação e se tiver alguma coisa suspeita, tem os órgãos competentes ´para ajudar a dirimir as dúvidas. Ou não?
24.33 – Providenciar a imediata correção das deficiências apontadas pela fiscalização da Secretaria Executiva de Esportes do Município de Petrolina na execução dos serviços contratados;
24.34 – Obriga-se ainda a cessionária:
24.34.1 Zelar pela manutenção, higiene, segurança, equipamentos , conservação do imóveI e em seu entorno;
24.34.2 Manter os banheiros sempre limpos, higienizados, durante o horário de funcionamento do Parque Municipal Josepha Coelho, e dar livre acesso aos usuários;
24.34.3 Realizar as benfeitorias necessárias, tais como: pintura de grades e gradis, varrição diária das pistas e arenas, bem como realizar a capinação em todo o Parque Josepha Coelho, que será de acordo com as necessidades da Secretaria Executiva de Esportes em consonância com a Secretaria de Infraestrutura do Município;
24.34.4 Realizar a manutenção do Parque Municipal Josepha Coelho a cada 03(três) meses;
24.34.5 Promover o pagamento das taxas, tarifas e preços públicos decorrentes das atividades desenvolvidas, inclulsive as tarifas de água, energia elétrica, telefone, internet, TV a cabo e/ou por assinatura, entre outros;
24.34.15 A cessionária deverá iniciar suas atividades para os fins comerciais, de acordo com o objeto cedido, em até no máximo 90 (noventa) dias, após a assinatura do contrato.
24.34.16 Disponibilizar 01(um) profissional com formação na área de nutrição para acompanhamento dos usuários do Parque Josepha Coelho, sendo 02(duas) vezes ao mês no horário comercial das 08 às 12h e das 14 às 18h .
24.34.17 Disponibilizar profissionais na área de Educação Física, ou semelhante, para a realização de aulas de zumba e aeróbica, para os usuários do Parque Josepha Coelho, nas terças e quintas feiras, nos horários assim distribuídos:
Terças feira e quintas feiras – (manhã) das 6h às 07h
Terças feira e quintas feiras – (tarde) das 17h às 18h
1.0 – DO OBJETO DA LICITAÇÃO
1.1 – Constitui objeto da presente licitação a Permissão de Uso a título oneroso, para Exploração Comercial, de 01(uma) Arena, medindo 562,88 m2 (quinhentos e sessenta e dois virgula oitenta e oito)metros quadrados e 03(três) Quiosques, medindo um total 20,00 m2 (vinte metros quadrados), cada um, totalizando 60,00m²(sessenta metros quadrados),por um período de 05(cinco) anos, podendo ser prorrogado por igual período, para instalação e funcionamento de pontos comerciais relacionados a exploração de serviços de academia e lanchonete, atividades estas, que darão o pleno atendimento a comunidade que transitam nas dependências do Parque Municipal Josepha Coelho, de propriedade do Município de Petrolina, de acordo com as quantidades, especificações e exigências contidas no Anexo I – Projeto Básico, deste Edital, conforme solicitação expressa da SECRETARIA EXECUTIVA DE ESPORTES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA.
Glória a Deus essa administração está saindo.
Já foi dito que teve licitação.Parem de especular. Vão na prefeitura, peguem o edital e leiam. As respostas vocês encontraram lá.
Verdade! Já que foi feita a licitação tudo transcorreu na normalidade. Não gosto dessa administração municipal mas tem hora que tem gente que procura chifre em cavalo.
A intenção desse forasteiro era vender tudo mas ainda bem que ele está deixando a Prefeitura em boas mãos e Janeiro de 2017 veremos o que Miguel Coelho fará em tudo aquilo que o atual tentou vender e outra tem que ver se ele não vendeu essa área do Parque Josefa Coelho. Júlio Lossio devia abrir uma Imobiliária pra ele e Ednaldo trabalhar…. Já que gosta de vender Imóveis.
E seria muito bom se Lóssio tivesse vendido, afinal uma empresa privada com boas idéias para investir assumiria o local, construiria mais instalações para lazer, cultura e pratica de esportes, organizaria eventos culturais e esportivos para arrecadar dinheiro, e sem recorrer ao financiamento público para isso! Seria uma despesa a menos para o erário, e uma receita a mais com os impostos que a empresa teria que pagar.
Não estou questionando se houve ou se não houve licitação, mas caso esteja tudo legalmente correto e a empresa cumprir com toda a sua contrapartida, pois manter um parque desses custa muito caro.Atendendo a tudo, mantendo o parque em boas condições para os usuários e nada cobrando dele pelo o que é público. Não vejo como uma coisa ruim, pois em Recife se trabalha muito as parcerias com empresas na manutenção de praças por redução de impostos e funcionar bem.
Olhe que não concordo com essa administração em numero, gênero e grau. Acho ela desastrosa, sem planejamento e danosa ao bem público. Tudo que faz, parece que faz sem projeto, sem respaldo técnico e logo desmancha para tentar fazer direito.
Caros leitores deste Blog: Compreensível o fato, nesses tempos de redes sociais e segurança digital, muitos cidadãos se pronunciarem através de pseudônimos, como o faziam os antigos e famosos escritores,mas, guardadas as devidas proporções e a contemporaneidade – vamos acabar com essa hipocrisia digital que alguns de nós temos, como nestes comentários, e o mínimo de dignidade e respeitabilidade para com a nossa educação e à nossa tenra inteligência – parar de criticar ou incentivar a intriga ou dissenções – terrível pecado humano. Pelo amor de Deus, sejam mais coerentes, se ao menos s identificarem com um nome, simples e singelo. Se temos que apresentar questionamentos, que sejam bem embasados, deixemos de ser simplórios e melhoremos nossas informações. Por favor, pensem antes de agir. Se tiver coisa errada descobriremos, com certeza.
Sou crítico fervoroso desse “desgoverno”, mas no caso em questão, estão procurando mesmo “chifre em cabeça de cavalo”. É normal a cessão mediante licitação de espaços públicos para serem explorados pela iniciativa privada. Aqui em Petrolina temos vários casos. Quem construiu o bodódromo?? E quem explora?? Quem construiu os pontos comercias da orla?? E por quem são explorados?? Em ambos os casos foi investimento público, e hoje encontram-se sendo explorados pela iniciativa privada, inclusive fazendo melhorias.
O que se deve fazer é fiscalizar, e se a empresa que ganhou a licitação não estiver cumprindo o que está acordado no Edital, cobrar da prefeitura.
Sou usuário do parque à anos, e a administração do parque já devia ter sido entregue a iniciativa privada a muito tempo, visto a total incapacidade da prefeitura de cuidar daquele local.
Existem absurdos muito mais relevantes ocorrendo na cidade todos os dias. Esses sim merecem nossas críticas.
Me desculpe Carlos Britto, sou grande admirador seu, mas nesse caso, está tomando simplesmente o lado político.
Esse prefeitura usa os espaços públicos para parecer administrador capaz ,o hospital no Gercino fechou uma rua,catavento idem posto em frente à Toyota,construcao próximo ao viaduto terreno na integração próximo a premolnitos , na orla bares que avançando as calçadas, lanchonetes em praça ,canteiros com ponto venda obstrui a circulação, calçadas idem com veículos se deteriorando até mesmo casas que constroem varandas. Ministério Público com a palavra?!