O menino Joel Alves de Alencar, de 8 anos de idade, que tem paralisia cerebral e retardo mental e mora com seus pais no bairro Palmares I, em Juazeiro (BA), deve receber em breve uma cadeira de rodas. A história do garoto foi retratada numa matéria publicada por este Blog no último sábado (22).
A Prefeitura de Juazeiro, por meio de nota, orienta a família a procurar a Superintendência de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde, para que Joel seja encaminhado ao Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris).
Acompanhe a nota na íntegra:
“A Secretaria de Saúde de Juazeiro pede aos pais do menino Joel Alves de Alencar, de 8 anos, para procurar a Superintendência de Humanização e Regulação na pessoa de Tatiane Malta, no 2° andar na secretaria, para que o paciente seja encaminhado para o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris). No Centro, a criança receberá total apoio e cuidados especiais, assim como a secretaria irá providenciar também a cadeira de rodas que o usuário necessita.
A atual gestão já entregou mais de 52 mil unidades de materiais no Cerpris, entre cadeiras de rodas e de banho, andadores, calçados anatômicos, muletas, bengalas, órteses e próteses, dentre outros. São atendidas na unidade por equipe multiprofissional, pessoas com sequelas de doenças neurológicas de alta complexidade, como traumatismo raquimedular, amputados, AVC, paralisia cerebral, hidrocefalia, doenças degenerativas, deformidades físicas para concessão, paraplegia, tetraplegia e síndromes.”
O caso
Vale frisar que a família de Joel, que também sofre de epilepsia, precisa de ajuda, pois sua irmã, Talita Alves, de 6 anos, também teve um pré-diagnóstico de doença mental e necessita de cuidados especial. Os pais deles estão desempregados, sendo que o pai não pode trabalhar porque foi diagnosticado com três hérnias de disco. O caso checou ao conhecimento deste Blog através dos representantes da Federação Regional do Vale do São Francisco (Fervasf), entidade que desenvolve projetos sociais na região.
Doações
Quem quiser fazer doações, pode entrar em contato com os pais do garoto. Os telefones são (74) 98819-0480/99645-4825/98823-5714. Já quem desejar fazer uma visita, pode se dirigir até a residência da família, localizada na Rua Ayrton Senna, nº 636, bairro Palmares I, próximo à entrada do bairro Kidé.