O ano de 2010 deve começar com mudanças nos documentos dos brasileiros. O Instituto Nacional de Identificação (INI), órgão ligado à Polícia Federal, espera que nos próximos dias, antes do fim do ano, seja publicado o decreto para implementação do novo Registro de Identidade Civil (RIC).
O documento vai reunir os números de todos os documentos de registro dos cidadãos, como CPF, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação e Título de Eleitor – além do Registro Geral. Com a publicação do decreto, a expectativa é de que o cadastro para a emissão das novas carteiras de identidade comece em janeiro.
Ao solicitar o RIC, o cidadão passará pelos procedimentos habituais para obter a carteira de identidade, com coleta de digitais, fornecimento de dados pessoais e assinatura. A diferença, segundo a Polícia Federal, é que o processo será totalmente informatizado, garantindo um cadastro nacional biométrico.
O novo cartão terá um sistema complexo de tecnologia que inclui microchip e dados gravados a laser no documento. O objetivo é evitar falsificações e permitir maior agilidade na transmissão de dados sobre uma pessoa em todo o território nacional. Os órgãos regionais deverão receber estações de coleta e transferir os dados para o órgão central em Brasília, que por sua vez emitirá a nova identidade.
Espera-se que a partir do terceiro ano de implementação do projeto, 80 mil pessoas possam ser cadastradas por dia, alcançando a meta de 20 milhões de cidadãos por ano. Em nove anos, cerca de 150 milhões de brasileiros devem ter o novo RIC.
sim mais uma vez a conta nós pagamos? todo documento e pago então tudo que eu já “dei” pro governo foi em vão todos mil e um documentos que o “cidadão” tem que ter vou ter que pagar mais essa porque decidiram mudar e pronto sei não viu…. so faltou essa informação na noticia o preço e se e obrigatoria a troca?
ah lembrei agora a cnh tem validade vai ter que trocar tb nesse meio tempo sempre?
a pergunta é, quem é que vai pagar por isto?
uma vez que retirar a primeira carteira de identidade é gratís.
vamos ver no que vai dar!
para mim isto é mais uma jogada politica…
Vai ser muito bom, basta de tanto documentos! Está de parabéns! Não vejo a hora de tocar fogo num bando de documentos, é CPF, é RG, é Título de Eleitor, é Carteira de Motorista e etc!
Além do mais, vai se tornar mais seguro contra falsicações!
SEREI UNS DOS PRIMEIROS A TIRAR ESSE RIC!