Os produtores de frutas do Vale do São Francisco ganharam novo alento, ontem (28), com a instalação da Câmara Setorial da Fruticultura irrigada de Pernambuco. O órgão vai funcionar na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e servirá de fórum permanente de discussão sobre questões ligadas à fruticultura irrigada e agricultura.
Para o secretário Fernando Bezerra Coelho, a finalidade é promover a efetivação de ações do setor no Estado. “Precisamos criar instrumentos de diversificação do Vale do São Francisco. Do ponto de vista de crédito, 2010 será um ano muito bom para investir nas atividades”, destacou.
O projeto tem como atribuições elaborar estudos relativos ao segmento, propor políticas de redução de custos e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.
A Câmara também será importante ferramenta de articulação dos produtores para o fortalecimento do setor e, particularmente, na região do Vale do São Francisco. “Agora, o desafio é ultrapassar esse momento dos três impactos externos de grande peso – a valorização do real, a crise econômica e as inesperadas chuvas fortes – e garantir um futuro favorável a longo prazo”, constatou o proprietário da agroindústria Sunvalley, Ronald Mello.