Um leitor, que prefere não ser identificado, enviou uma nota ao Blog reclamando da falta de prudência no trânsito de Juazeiro e Petrolina. De acordo com ele, o trânsito é desorganizado e as autoridades competentes não fazem nada para melhorar.
Confiram
Prezado Carlos Britto,
Na última sexta-feira (25) , ao retornar na cidade de Juazeiro, nas proximidades da Lagoa de Calú, fui, assim como diversas pessoas que estavam em fila, ultrapassado pela direita, e em alta velocidade, por um veículo Fiat Punto, dirigido por um jovem, que além de executar uma manobra proibida, estava expondo a ele e a todos a um acidente eminente.
Já chegando ao contorno, o mesmo rapaz, efetuou diversas manobras perigosas, inclusive sendo advertido por uma motorista de um Corsa Sedan, o mesmo continuou com este procedimento até a cabeceira da ponte. Conseguimos efetuar a ultrapassagem já na ponte eu e a proprietária do sedan, e o mantivemos parado apesar das investidas irresponsáveis do mesmo, esperando a presença da Policia Rodoviária Federal a fim de denunciá-lo.
Infelizmente os Federais não estavam, fomos assim até Petrolina, em frente aos Correios onde avistei um guarda de trânsito que se postava bem em frente, numa atitude de fiscalizador. Parei o meu carro bem em frente a ele, obrigando-o o motorista do Punto a parar na traseira do meu carro, saltei, me dirigi até o agente de trânsito e relatei todas as asneiras cometidas pelo motorista parado atrás do meu carro, solicitei que o agente tomasse alguma providência ou pelo menos verificasse se o mesmo estava habilitado ou até embriagado.
Para minha surpresa, o agente de trânsito não deu a mínima importância, deu uma de “João sem braço” não tomou nenhuma atitude, limitou-se a colocar a mão sob o queixo e nada mais. Totalmente decepcionado, fui obrigado a seguir minha viagem e mais incrédulo ainda com as chamadas “autoridades”, pergunto: será que o errado fui eu? O agente agiu corretamente? É exatamente esta postura que é ensinada a ele? Em quem devemos mais confiar?
Faz tempo demais que aqui na região, as duas cidades, o errado passou a ser certo e vice-versa. Exemplificando:
Motoqueiro ultrapassa pela direita livremente. É errado, mas experimente fechá-lo para você ver. Além de ultrapassar do mesmo jeito, ele faz uma cara feia para você ou até algo no seu carro.
Pedestre andando no meio da rua. Atrapalha o trânsito, experimente buzinar e reclamar. Fazem cada cara feia que parece que você atropelou alguém.
Jovens bebem em festas e saem correndo livremente sem nenhuma punição. A polícia sabe que isso acontece, mas não faz nada, não usa da lei para punir.
Enfim, entre outros exemplos, os casos mais graves são de motoqueiros que vivem “to nem aí” para as leis.
O depoimento desse desalentado cidadão ante a conveniente indiferença de um agente de transito de Petrolina, é apenas um dos muitos testemunhos do que diariamente acontece e nos revolta em nossa cidade. Pródigos em aplicar multas e extremamente economicos em orientação os agentes se julgam donos e senhores das áreas onde atuam, promotores e juizes que acusam e julgam de acordo com suas próprias leis, conveniencias ou critérios.
Vou citar dois exemplos de abuso de autoridade que eu e minha esposa fomos vítimas: ao safar-se milagrosamente de um veículo que entrou numa rua central pela contramão e parou logo adiante de um agente de transito. Minha esposa o interpelou se aquilo era permitido. Ao que ele cinicamente respondeu: “Quando o guarda quer é”.
Habituado a estacionar em um local ao lado do prédio onde trabalhava não percebi a placa que comunicava que, na véspera, ela fora transformada em estacionamento de motos. Aguardei pacientemente um agente, que nunca estivera antes ali, extrair a multa, retirei o veículo e o estacionei em local pago. Ao retornar havia um carro importado de um conhecido empresário de transporte coletivo da cidade exatamente no mesmo local onde antes estava o meu. Fotografei, inquiri o agente, que relutou, ficou bravo e me acusou de estar criando caso. Os agentes e quem detem poder político-economico, são cidadãos de primeira categoria. Essa foi a mensagem que ficou para mim. Eu e outros semelhantes somos cidadãos de segunda.
Por último uma informação a ser checada: soube que agente de transito não tem fé pública. Portanto, uma multa aplicada sem a assinatura e reconhecimento do possível infrator pode ser derrubada na justiça.
Que os conhecedores do assunto se pronunciem e as autoridades nos livrem das humilhações a que estamos expostos diariamente nas ruas da nossa querida cidade.
Fora os que transformam seus veículos em verdadeiros carros de som e acham quem são donos das ruas.
PRIMEIRO O AGENTE DE TRANSITO DE PETROLINA FEZ O CORRETO, JAMAIS ELE PODERIA AUTUAR ESSE CONDUTOR IMPRUDENTE QUE SAI DE JUAZEIRO, MAIS PRECISAMENTE DA PONTE, A SAIDA AMIGO, SERIA A PRF ESTAR MAIS PRESENTE ALI NA PONTE, O AGENTE DE PETROLINA NÃO PODERIA E NEM PODE AGIR DE ACORDO COM O DESEJO DE MUITOS, NÃO QUE ESTEJA DEFENDENDO O MOTORISTA QUE SEGUNDO VOCÊ PRATICOU TAL DELITO, MAS, ANALISEMOS BEM, QUE TERIA QUE PUNI-LO PRIMEIRO SERIA DO OUTRO LADO DA PONTE, SEGUNDO, SE ELE COMETESSE ALGUM DELITO DE TRANSITO COM CERTEZA SERIA AUTUADO. AGIU CORRETO O AGENTE DA CIDADE PETROLINA.
QUANTO AO COMETARIO DO SENHOR OMAR TORRES VOSSA SENHORIA TEM QUE ESTUDAR MAIS UM POUCO, SE O AGENTE DE TRANSITO NÃO TIVESSE FÉ DE OFICIO, TODO O CÓDIGO DE TRANSITO BRASILEIRO “LEI FEDERAL”, NÃO TERIA VALIDADE, NÃO PERCAMOS TEMPO EM OUVIR ESSAS LOROTAS
A esse que esconde sob as letras rj esclareço:
l) não afirmei que agente não tem fé pública. Disse que era
uma informação a ser checada;
2) não sou eu quem deve estudar para aplicar corretamente as leis
de transito, ou outras Para isso pagamos os salários de agentes,
promotores, juizes, etc.;
3) lorota é tentar escamotear a verdade. Toda Petrolina
reclama, e não é de agora, do autoritarismo dos agentes de
transito;
4) pela defesa intrasingente de rj, só faltou ele desmentir minhas
denúncias. Como não tenho porque ocultar minha
identidade, estou à disposição para exibir as fotos, o comprovante
do pagamento da multa e o depoimento de várias testemunhas
que confirmarão o que eu disse.
5) Insisto em achar que os agentes deveriam ter um papel mais
educador. Orientando os motoristas a usarem a pista da
esquerda para deslocamento mais lento; coibindo
ultrapassagem pela direita; orientando a ocupação dos espaços
nas vagas de estacionamento, orientando os pedestres na
utilização das faixas, etc.
Concordo plenamente com Omar. Me solidarizo com o leitor, que, por razões óbvias, não quis se identificar. Só quero acrescentar algumas linhas aos comentários, sem discordar de nenhuma delas: Há uns dois anos, minha esposa estava grávida. Fomos atravessar a Guararapes, ali naquela faixa do Banco Itaú, no sentido Itaú/Colégio Auxiliadora. Quando o sinal fechou para o trânsito, olhamos, naturalmente, na direção da mão dos veículos, mesmo com o sinal fechado, temos o cuidado de checar mesmo assim. Colocamos o pé na faixa. Um jovem vinha na contramão, de bicicleta, em alta velocidade, me pegando de cheio, me derrubando no chão e fugindo depois, sob os olhares indiferentes de um guarda de trânsito. Tive alguns ferimentos, passou, tudo bem. E se ele atropelasse a minha esposa grávida? Fica a minha pergunta: Bicicleta não faz parte do trânsito? Que eu saiba, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), art. 96, bicicleta é considerado um veículo (de propulsão humana), o ciclista só equivale a pedestre quando desmontado e empurrando o veículo (art. 68, § 1°). Já houve casos de pessoas ficarem com sequelas graves devido a a serem atingidas por bikes em alta velocidade. Em Petrolina, os ciclistas abusam das vias, usam as calçadas, circulam no meio do trânsito, surgem do nada, dando susto em pedestres, atravessam as faixas pedalando, a ponto de atropelar pedestres (deveriam desmontar e empurrar a bicicleta) e os guardas de trânsito fazem de conta que nada está acontecendo. Eu gosto de me exercitar numa bike sim, é um veículo saudável, não polui, porém, tenho todos os cuidados necessários para preservar a minha incolmidade e a dos pedestres, quando circulo com ela, pois se o CTB estabelece regras para os ciclistas, elas devem ser seguidas. Ainda não há uma regulamentação sólida para os ciclistas, mas o condutor naturalmente porta uma cédula de identidade (em tese) e pode ter o veículo apreendido em caso de desrespeito à lei, ou até mesmo ser preso em caso de cometimento de crime ( um homicídio culposo, por exemplo, ao atropelar e matar uma criança). Não há desculpas para os guardas não atuarem. Uma conscientização prévia para que todos ficassem esclarecidos é um bom começo. Depois aplicar a lei sem reservas. Mas parece que os guardas de Petrolina se esqueceram, ignoram ou fazem de conta que não conhecem essas regras que o CTB impõe aos ciclistas.
Eu apoio o motorista do Punto!
Ja que os embola-roda de petrolina-juazeiro nao sabem o que significa dar passagem e nem usar a faixa da direita, so nos sobra executar manobras proibidas e fazer zig-zag nas pistas.
Alem de ruim de volante, ainda se acha no direito de exigir que o guarda faça alguma coisa contra o verdadeiro piloto.
ainda bem que quebrou a cara!
na proxima, pegue a faixa da direita!
Motoristas que respeitem o CBT eu dou passagem, mas aquele ESPERTO que gosta de dá um jeitinho, ultrapassar em local proibido, eu FECHO e nao deixo passar.Principalmente no sinal da Prefeitura onde tem uns espetinhos que gostam de ultrapassar, de forma arriscada, pelo acostamento do ITAU, arriscando atropelar os passageiros que estao aguardando o ONIBUS logo a frente. EU, NAO DOU PASSAGEM! Eles que respeitem os motoristas que estao na fila esperando, de forma respeitosa, o sinal ficar VERDE!
Eu tenho até medo… Alguém que se autodenomina, ou se esconde em um pseudônimo, chamado Watergate, defender, em menos em tese, atitudes que contribuem para o risco da sociedade… Watergate é um escândalo no qual tinha como ator principal o ex-presidente americano Richard Nixon, acusado de envolvimento em caso de corrupção, o qual renunciou. Alguém que adota um pseudônimo desses, no lugar de usar o nome verdadeiro, no mínimo tem vergonha de ser honesto.
Petrolina Minha Terra Meu Lugar, Voce nao fecha porque é mais um embola-roda que nem isso consegue fazer direito. Sei disso pois neste sinal que voce mencionou, existem 2 faixas, uma pra quem vai direto e a outra pra quem vai entrar OU seguir direto TAMBEM. A prova de que voce é ruim de volante e voce nao saber disso! Ninguem que segue pela direita ta sendo espertinho, é so mais uma faixa pra desafogar o transito, que ninguem sabe que se deve usar!
Senhores, quando informei a ultrapassagem pela direita no sentido Lado de Calú Petrolina, fica bem claro que esta se deu pelo acostamento, ao lamentável “Wategate”, seus comentários são uma verdadeira ofensa, jamais deveriam ser divulgados, ao intitulado “RJ”, não solicitei nenhuma autuação, no meu texto, não sei onde o senhor ou a senhora achou tal palavra, porém, como cidadão, efetuei in-loco uma denuncia que, deveria ser averiguada pela agente de trânsito, a minha atitude visava a proteção dos demais, a atitude do agente de transito foi covarde e irresponsável. Na realidade, na sua grande maioria eles são o que se chamam na gíria “toqueiros”, só desenvolvem o seu trabalho quando visam benéfico próprio, quando sabem que podem extorquir alguém. Tem uma viatura que anda sempre com 4 agentes, um bem gordinho, estes são os piores, são uns verdadeiros assaltantes.