Em encontro com Ministro Fernando Filho deputado Zó busca solução para aumento da tarifa de água na Adutora Caraíba

por Carlos Britto // 13 de dezembro de 2016 às 11:03

zo

Com o objetivo de encontrar uma solução para o caso da Adutora Caraíba, o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve na tarde desta segunda-feira (12) em Brasília para uma reunião com o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

 Acompanhado do vereador de Juazeiro Agnaldo Meira (PCdoB), do presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF) e engenheiro da Codevasf,  Zilton Alves, e do presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Irrigada de Pilar/Jaguarari, José Guimarães – todos representando o movimento SOS Adutora Caraíba -, Zó explanou a questão da adutora para o ministro.

Há algum tempo as famílias que dependem diretamente do fornecimento de água da adutora para desenvolver atividades econômicas e, em alguns casos, para consumo humano, cobram uma solução em relação ao aumento da tarifa. De acordo com um número considerável de agricultores, a produção vem ficando inviável pela taxa cobrada.

A empresa Mineração Caraíba, por meio da adutora,  bombeia água do Rio  São Francisco para a exploração de minérios. De toda água captada, 30% é destinada pra a mineração, 50% é direcionada para os produtores e 20% abastece parte das cidades de Uauá, Curaçá, Juazeiro, Andorinha, Jaguarari e Monte Santo, esta última com ajuda de carro-pipa.

Na conversa com Fernando Filho, Zó pontuou a dificuldade da população. “Atualmente quase 100 mil pessoas vivem nesse cenário. Dessas, aproximadamente mil irrigantes correm o risco de ter as  atividades agrícolas suspensas. Caso isso aconteça, uma outra crise econômica poderia se instalar nessas cidades”, pontuou o deputado.

Distrito de irrigação

Mostrando-se disposto a resolver o problema, Fernando Filho designou um assessor para acompanhar a discussão. O objetivo é chamar os novos investidores e responsáveis pela mineração para  pra tentar conciliar um caminho. Ainda de acordo com o ministro, foi solicitado do movimento a formatação de um modelo de distrito de irrigação para ser discutido com a empresa. “Entendemos que a criação de um distrito é a melhor saída para a população e para a empresa. Agora vamos construir o projeto e acompanhar os próximos passos. O ministro já está ciente do problema e abraçou a causa com a gente“, destacou Zó. Também acompanharam a reunião técnicos do Ministério da Agricultura. (fonte/foto: Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Meu amigo da juventude, Claudionor salve, salve!