Para uma secretaria cujo orçamento não é lá muita coisa, até que as ações aconteceram. Foi assim que o secretário de acessibilidade de Petrolina, Marcos Souza, avaliou o ano de 2009 em relação ao seu trabalho. Mas 2010 promete ser ainda mais intenso. Segundo Marcos, a prefeitura deve priorizar, entre outras coisas, o projeto Calçada Legal, que consiste na retirada de todo tipo de obstáculo que dificulte a acessibilidade dos pedestres pelas calçadas da cidade, sobretudo as pessoas com deficiência e os idosos.
O secretário informou estar fazendo um mapeamento desses problemas com um técnico da EPTTC para discutir a melhor maneira de resolvê-los. Obstáculos como carros nas calçadas, mesas de bar e toldos fora do padrão serão retirados. Mas o projeto não pretende ser radical, garante Marcos.
“Faremos algumas ressalvas, como no caso dos ambulantes. Os donos de bares também podem ficar tranquilos, queremos apenas um espaço necessário nas calçadas para que possamos transitar sem dificuldades. Não apenas eu, mas as pessoas mais idosas”, pondera Marcos, que é deficiente visual.
Entre as conquistas neste ano, o secretário destacou o apoio aos atletas do paraesporte, a portaria que destinou 5% das vagas em estacionamentos às pessoas com deficiência, a distribuição de aparelhos auditivos e o programa Livro Acessível. Este último consiste em facilitar a leitura de pessoas com deficiência auditiva e/ou visual, através de um sistema de informática. Segundo ele, o prefeito já assinou convênio para aquisição de notebooks que serão distribuídos aos contemplados pelo programa.
Por incrivel que pareça este é o único cara “de visão” no governo Lóssio. Parabéns Marquinhos. Você deveria estar numa secretaria maior como a educação que está parada e servindo de reduto para eleição de candidato a deputado pelo DEMsalão..
Precisamos neste novo ano da prioridade a esses nocvos talentos escondidos. Parabéns a todos que fazem a Secretaria de Acessibilidade.
Muito bem Marquinhos pelo seu empenho junto a secretaria. Abraço.
Olá Marcos,
Excelente iniciativa essa!
Sou Inspetor do CREA – PETROLINA e estamos a disposição para ajudar neste trabalho.
Abraços!
Otávio Sampaio – arquiteto
Oscar Ayo, concordo plenamente com vc quando vc cita que o secretario marcos é o unico secretario de visão do governo LOSSIO,mais não concordo quando vc fala que ele deveria ser secretario de uma secretaria maior, pois acredito que quando se falar em inclução estamos tratando de cuidar melhor das pessoas.
Falou cra um forte abraço, fique com Deus.