O Medo da Infância, esse foi o tema do segundo concurso de fotografia promovido pelo site Observatório da Infância que, acaba de divulgar os vencedores. Após a avaliação, o júri escolheu os trabalhos que receberiam o prêmio e as menções especiais.
Qualidade técnica, sensibilidade e outros fatores levaram a comissão julgadora, formada por Paulo Roberto Borchert, Paulo Marcos Mendonça Lima, Rogerio Reis, Claudia Tavares, Kitta Eitler e Philippe Machado, profissionais da área de fotografia estética e/ou comunicação, à seleção dos melhores trabalhos, entre os 252 inscritos.
Em uma produção conjunta, o estudante de Jornalismo Cecílio Bastos e a jornalista Patrícia Telles, ganharam menção honrosa, com o ensaio “Combustível da violência”, inspirado na triste e conflituosa relação das crianças com as drogas.
Segundo o estudante Cecílio Bastos, trata-se de uma fotografia coletiva pelo fato da produção ter sido feita de forma minuciosa, atentando para cada detalhe: luz, reflexo, cores, exposição, tratamento. “Foi tudo coletivo, no sentido de dinâmico, criativo e possível de acontecer”, explica.
A jornalista Patrícia Telles completa afirmando a necessidade de revelar, através da fotografia, um diálogo com problemas existentes na região e, assim, “ir além das fronteiras e expectativas”.
As fotografias selecionadas ficarão disponíveis no site do Observatório da Infância (http://www.observatoriodainfancia.com.br), durante dois meses após o encerramento do concurso.