Apesar dos números negativos sobre os homicídios em Pernambuco, quando o índice de 13% ficou acima da meta de 12% do Pacto pela Vida, Petrolina andou nessa contramão e conquistou o primeiro lugar em todo o Estado na redução de mortes violentas de 2015 para 2016, em números absolutos. A maior cidade do Sertão do Estado havia contabilizado 146 homicídios em 2015, mas terminou 2016 com 138 pessoas vítimas de mortes violentas, atingindo 8,7% de redução numa comparação com o ano anterior.
“São números que demonstram o total empenho de nossa corporação, que apesar das dificuldades que o País e o Estado passam, não mediu esforços para a obtenção dessa redução. Também atribuo essa diminuição dos homicídios em nossa cidade ao apoio da população que foi fundamental para esse bom resultado“, avaliou o Major Marcos Costa, chefe da Central de Operações do 5º BPM de Petrolina.
E o Major Costa afirma que 2017 continua nesse ritmo até o momento. Conforme o oficial, não houve nenhum homicídio na cidade nesses primeiros dias do ano. “Neste mesmo período no começo de 2016, tínhamos notificados já dois homicídios na cidade. Então em termos de comparação, essa redução chega a 100% este ano”, comemorou.
Carlos, os dados são dá AIS-26 (Petrolina, Afrânio e Dormentes), tem que separar o que é de Petrolina e o que é dos outros municípios.