55 mil empresas formalizadas

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2010 às 17:05

sebrae1A meta do Sebrae em Pernambuco para 2010 será a formalização das 55 mil empresas no Estado, um terço do total de micros e pequenas empresas registradas. O Projeto Negócio a Negócio vai abordar 70 mil empresas e seus empresários para oferecer orientação e capacitação.

Na unidade Petrolina Sebastião Amorim já se reúne com a equipe para entrar em campo nesse novo pojeto.

55 mil empresas formalizadas

  1. Assis Braz disse:

    O SEBRAE EM PETROLINA PRECISA ACORDAR.

    NESSES ÚLTIMOS ANOS NADA DE NOVO E SIGNIFICATIVO FOI FEITO EM FAVOR DOS PEQUENOS E MICROEMPRESÁRIO DA NOSSA REGIÃO.

    É MUITO FÁCIL FAZER DISCURSO DE POLÍTICO, COM LANÇAMENTO DE NOVOS PROJETOS. NA PRÁTICA A REALIDADE É OUTRA. MUITA CONVERSA FIADA E NADA FUNCIONA.

    POR QUE O SEBRAE NÃO CUIDA PRIMEIRO DA REGULARIZAÇÃO DE MILHARES DE MICROEMPRESÁRIOS DA NOSSA REGIÃO NA JUNTA COMERCIAL E RECEITA FEDERAL? JÁ TEMOS UM LEI RECENTE QUE FAVORECE O ARQUIVAMENTO DAS MICROEMPRESAS INATIVAS.

    OUTRO PONTO SERIA FIRMAR CONVÊNIO COM A PREFEITURA DE PETROLINA PARA TREINAR, EM GESTÃO DE NEGÓCIOS, OS MICROEMPRESÁRIOS A SEREM INSTALADOS NO MERCADO DO TURISTA NO CENTRO DA CIDADE.

    O SEBRAE PARECE QUE TEM MEDO DO POVO. É PRECISO ABRIR SUAS PORTAS SEM FRESCURAS.

    QUEREMOS DEBATES EM RÁDIOS E CONVITE AOS PETROLINENSES PARA VISITAR SEUS ESCRITÓRIOS NO CENTRO DE CONVÊNÇÕES DA CIDADE.

    TURMA DO SEBRAE – TÁ NA HORA DE TRABALHAR E MOSTAR MELHORES RESULTADOS EM 2010.

  2. Diretoria do Sebrae em Pernambuco disse:

    Caro Sr. Assis Braz,

    Em relação ao seu comentário feito neste espaço, gostaríamos de agradecer a oportunidade de informar V. Sa. e os demais leitores deste Blog sobre algumas ações empreendidas pelo SEBRAE nesta região do sertão pernambucano.

    A atuação do SEBRAE no Vale do São Francisco tem sido feita de forma proativa desde os anos 80, abrangendo oito municípios da área de cobertura do SEBRAE nessa região. E esses fatos podem ser comprovados através das ações empreendidas no ano passado, como a realização de mais de 140 cursos, 350 consultorias, 10 feiras (com a participação de mais de 200 expositores), 20 missões/caravanas, 270 palestras/oficinas/seminários e 610 atendimentos individualizados na orientação empresarial.

    Muitos foram os impactos gerados pelos projetos desenvolvidos na Unidade a partir da realização das ações no ano passado. Entre esses impactos, destacam-se:

    Projeto Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – RIDE: a formalização de 02 associações, uma de catadores/recicladores e uma de artesãos e produtores orgânicos; a formação de 200 multiplicadores em educação ambiental na rede de ensino público e privado em Petrolina; a capacitação de 150 artesãos em oficinas para desenvolvimento de produtos utilizando material reciclado e insumos colhidos na caatinga; implantação de coleta seletiva em 10 escolas públicas e privadas em Petrolina.

    Projeto Caprino-ovinocultura do Vale do São Francisco – PE: Para citar exemplos, a Caravana Técnica ao Agrinordeste proporcionou aos participantes o acesso a informações atualizadas e qualificadas sobre a cadeia produtiva da caprino-ovinocultura, além de servir como intercâmbio e troca de experiências entre os criadores; nas capacitações moduladas em caprino-ovinocultura, foram desenvolvidas ferramentas de melhoria da sanidade – alimentar e reprodutiva – entre os criadores, tornando estes mais eficientes e competitivos.

    Projeto Modernização do Comércio Varejista – Petrolina: aumento em 40% do faturamento das lojas / empresas localizadas no River Shopping, via realização do programa QI – Qualidade Inteligente (Capacitações) e estruturação física do River shopping (02 etapas da expansão); estruturação física das empresas vinculadas à CDL de Santa Maria da Boa Vista e à CDL de Petrolina, através do programa de Merchandising na Prática.

    Projeto Orientação Empresarial – Sertão do São Francisco: Realização de duas Jornadas Sebrae nos distritos de Ibó e Riacho Pequeno, no município de Belém do São Francisco, localidades que ainda não haviam sido atendidas, e no município de Santa Maria da Boa Vista; realização da metodologia Estratégias Empresariais Avançadas com empresas localizadas no Vale do São Francisco, sensibilizando os participantes sobre a necessidade de refletir de forma estratégica sobre seu negócio.

    Projeto Orientação Empresarial – São Francisco GEOR: realização de 23 turmas da metodologia PRÓPRIO, atendendo um total de 1220 participantes, que receberam a orientação necessária sobre a abertura de negócios, tomada de decisões, planejamento e conhecimento da realidade do mercado; realização de 02 turmas da metodologia EMPRETEC, atendendo a 40 participantes nos municípios de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, tendo como impacto o desenvolvimento de características individuais do empreendedor.

    Projeto Roteiro do Vinho – Vale do São Francisco: implantação de novos equipamentos turísticos, como a Enoteca em Lagoa Grande, resultando em aumento da permanência do turista na região; implantação da sinalização turística nos quatro municípios da RIDE; realização do Festival de Gastronomia Sabores do Vale; realização do seminário de Enogastronomia, em parceria com a Bahiatursa e a Empetur.

    Projeto APL de Fruticultura Irrigada de Pernambuco: concessão do registro da Indicação Geográfica de Procedência Vale do Sub-Médio São Francisco, através da qual os produtores tiveram acesso a uma ferramenta de promoção comercial das uvas de mesa e mangas do Vale; apoio à certificação PIF, GLOBALGAP e TESCO de 65 propriedades de pequenos produtores de uvas e mangas; realização de treinamentos tecnológicos e capacitações em gestão, organização e qualidade, através das quais 02 associações evoluíram para cooperativa, facilitando a comercialização e o processo de gestão.

    Projeto Atendimento Massificado do Comércio – Petrolina: realização, em parceria com a CDL de Petrolina, de uma pesquisa com o objetivo de identificar os principais problemas enfrentados pelas empresas e diagnosticar as necessidades dos clientes; qualificação de quatro empresas revendedoras de gás da região do Vale do São Francisco, nas áreas de Marketing e Finanças, com foco na melhoria da gestão empresarial; realização do Seminário de Beleza, com o objetivo de desenvolver e estruturar este setor.

    A respeito do seu comentário sobre o mercado do turista, a Prefeitura Municipal de Petrolina procurou o SEBRAE para realizar, em parceria, um trabalho de capacitação nas áreas de Gestão, Mercado e Empreendedorismo, destinadas aos ambulantes que ficarão alocados no Mercado do Turista.

    O SEBRAE fez um planejamento se preparando para trabalhar fortemente com os mesmos, o que ocorrerá quando da conclusão das obras.

    No sentido da regularização de microempresários, informamos que com a criação da figura jurídica do Empreendedor Individual, o SEBRAE espera contribuir para a formalização de pelo menos 55 mil empresários no Estado, a partir do início do cadastramento, que será feito através do Portal do Empreendedor. Ressalvamos que esta função não é própria do SEBRAE, e sim do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Mas, para fazer acontecer o projeto, o SEBRAE já capacitou gestores municipais e parceiros com vistas ao início do cadastramento em Pernambuco, que se espera ocorrer no final deste mês de janeiro.

    Ainda, a respeito da abertura de portas do Sebrae, informamos que todas as unidades do SEBRAE estão ao inteiro dispor dos seus clientes. Basta, para isso, procurar uma unidade mais próxima ou agendar o atendimento, que poderá ser feito através do telefone 0800 570 0800, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

    Finalmente, esclarecemos que continuamos sempre disponíveis para acolher sugestões que venham efetivamente contribuir para o fortalecimento da micro e pequena empresa no nosso Estado.

    Atenciosamente,
    Diretoria do SEBRAE em Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…