Comediante da ‘Escolinha do Professor Raimundo’ morre de câncer

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2010 às 10:35

Roberto RoneyAos 70 anos, o ator e comediante Roberto Roney faleceu na noite de domingo (03), em sua casa em Copacabana, vítima de uma insuficiência respiratória devido a um câncer de pulmão. Afastado da TV desde ‘A Lua Me Disse’, em 2005, da qual participou com o personagem homossexual Everaldo, chegou a contracenar com grandes nomes da TV brasileira, como Chico Anysio, Agildo Ribeiro, Paulo Silvino e Ida Gomes, entre outros. Seu corpo foi velado no cemitério São João Batista, em Botafogo, e enterrado às 16h de ontem (04).

“Roberto Roney foi um comediante maravilhoso. Onde chegava, tinha o dom de fazer rir as pessoas a sua volta sem precisar falar nada. Ele fez uma participação deliciosa em ‘A Lua Me Disse’ e fortaleceu muito o núcleo cômico da história, o que lhe trouxe uma enorme felicidade, já que estava há tanto tempo sem atuar, doentinho já”, conta a atriz Arlete Salles, que dividiu cena com Roney na novela da Globo.

Sua carreira como humorista começou na extinta TV Tupi. De lá, passou por programas humorísticos importantes. Na Record, interpretou Bragança, na ‘Escolinha do Barulho’, em 2002. Na Globo, fez o engraçado Simplício Carneiro, da ‘Escolinha do Professor Raimundo’, em 1993, conhecido pelo bordão “Sabe que você tá com a razão?”. O personagem era uma paródia do político e jornalista Nelson Carneiro e insultava a si mesmo para não contradizer o professor. “Roney era um ser humano doce, adorável. Daqueles humoristas que sabem tudo de comédia, como já não existem mais”, diz Arlete.

No cinema, o ator esteve nos filmes ‘Perdidos no Vale dos Dinossauros’ (1986), ‘Mais ou Menos Virgem’ (1973), ‘O Poderoso Machão’ (1974) e ‘As Loucuras de Um Sedutor’ (1976), além de outros títulos da mesma época. A carreira artística também seguiu no teatro, onde atuou em peças como ‘A Casa do Terror — Parte 1’ e ‘Já que Está Deixa Ficar’.

Com informações e foto: O Dia Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…