A assessoria de comunicação do Hospital Universitário Dr. Washington Barros em Petrolina (HU), enviou resposta à leitora do Blog, Catiane Paixão, que enviou nota mostrando indignação à respeito da superlotação do hospital e mau trato no atendimento ao idoso Manoel Ribeiro do Nascimento, 89 anos, que aguarda há dias por uma cirurgia na unidade. Confiram:
O senhor Manoel Ribeiro do Nascimento (89) foi transferido do município de Ponto Novo (BA) para o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) no último sábado, dia 25 de fevereiro. O paciente apresenta um hematoma subdural crônico que precisa ser removido através de um procedimento cirúrgico.
O HU-Univasf ressalta que o senhor Manoel do Nascimento, assim como os outros pacientes do hospital, não sofreu maus tratos. É de conhecimento de toda a sociedade do Vale do São Francisco os problemas que hospital enfrenta diariamente devido à alta demanda por atendimentos que recebe dos 53 municípios integrantes da Rede PEBA. O hospital possui apenas 148 leitos para atender a uma população de mais de 2 milhões de habitantes.
No ano de 2016, a taxa de ocupação dos leitos ficou em 149%. E apesar das limitações físicas, toda a equipe está empenhada em oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes.
O HU-Univasf lamenta a conjuntura da saúde pública atual, mas destaca que a solução será alcançada somente através do trabalho dos entes públicos responsáveis e do envolvimento social e midiático.
Ainda a respeito do senhor Manoel do Nascimento, o paciente precisou permanecer em jejum, pois, este é um procedimento padrão para a realização de cirurgias. Infelizmente, por vezes, a cirurgia precisou ser cancelada devido, principalmente, à necessidade de atender casos cirúrgicos mais graves.
A neurocirurgia do paciente já estava marcada para hoje, e no fim da manhã o procedimento foi iniciado.
Ascom HU-Univasf