A Revista Contexto, publicação semestral produzida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) criada com o objetivo de incentivar a produção e socialização de projetos e artigos no âmbito do trabalho pedagógico e sociocultural, recebeu mais um novo apontamento na Plataforma Sucupira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, órgão ligado ao MEC. O registro na plataforma significa qualidade técnica comprovada de periódicos que trabalham com artigos científicos, teses, resenhas, entre outros.
Para o jornalista Jota Menezes, coordenador do setor de Educomunicação da Secretaria de Educação, a notícia é estimulante não só pelo reconhecimento de uma importante instituição de publicação na produção do conhecimento, mas, sobretudo, por quebrar um paradoxo.
“É necessário acreditar que é possível, também, produzir conhecimento técnico-científico de qualidade fora dos espaços acadêmicos. Claro que, para alcançar um nível de qualidade satisfatório, torna-se imprescindível focar na formação e fazer parcerias com outras instituições e nós temos um relacionamento excelente com as universidades e faculdades da região”, comentou.
Ainda, segundo o editor, a revista havia sido concebida para uma finalidade mais específica, apenas no âmbito do Sistema Municipal de Educação Pública, mas transcendeu essa meta. “Hoje ela é enviada para instituições como a USP, Unicamp, Universidade de Pernambuco, Fundação Joaquim Nabuco, UNB, Biblioteca Nacional e até para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Temos colaboradores variados: desde estudantes, artistas, professores, jornalistas, escritores, até Pós-doutores. A Contexto virou uma referência na disseminação do conhecimento”, completa.
A qualificação foi também comemorada pela mestre em Ecologia Humana e também editora da Contexto, Joelma Reis. “Recebemos essa notícia da excelente posição da Contexto no fator de impacto da Plataforma Sucupira com muita alegria, contudo, sabemos que cada detalhe desse periódico foi construído aos poucos com muito esmero”. Joelma ressalta, ainda, que a revista soube aliar a produção local (projetos e experiências dos docentes da rede municipal de educação) com saberes mais aprofundados da produção científica.
Em 2017, o periódico chegará à sua décima terceira e décima quarta edições. Os editais públicos para publicação serão lançados nos próximos meses. (Foto: Ascom)
Coronel Leite quem deu início ao brilhante trabalho. Sorte a nossa!