A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Juazeiro e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (Adesjul) irão realizar, de 28 a 30 de abril, a 3ª Feira de Caprinos e Ovinos do Distrito de Juremal. O evento, que acontecerá às margens da BR-407, a 40 km da sede, contará com apresentações culturais, palestras, concursos, torneio leiteiro, exposições, comercialização dos produtos da culinária local e serviços voltados ao setor. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, as feiras têm contribuído de maneira positiva com a caprinovinocultura de Juazeiro – desde a comercialização, aumento da autoestima do produtor, melhoramento genético, inserção dos jovens na atividade, como também, evidenciando o potencial econômico dos referidos distritos.
Devido ao alto potencial caprino e ovino, o distrito de Juremal é um dos responsáveis pelo abastecimento de carne para diversos municípios baianos, bem como para municípios de outros Estados do país. “O nosso objetivo é tornar os produtores da cadeia mais competitivos, inseri-los num contexto comercial mais amplo e capaz de atingir outros mercados de consumo, aumentar a produção, a produtividade, a renda familiar e qualidade de vida”, observou a secretária.
Cerca de 400 animais (caprinos e ovinos) serão expostos e comercializados durante o evento. “A caprinovinocultura é uma atividade que contribui muito com a economia de Juremal, cujos produtos possuem uma grande demanda de compra e venda. A feira pretende buscar a organização e a capacitação dos criadores do distrito e da região, bem como divulgar os produtos da culinária local”, observou José Wilson Chaves, coordenador do evento.
Também durante a feira de caprinos, será realizada a 2ª feira comunitária – ação que integra o projeto ‘Juazeiro Empreendedor’ e tem como objetivo fomentar as atividades praticadas nos bairros e distritos do município. O evento conta com a parceria da Adab, Sebrae, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Banco do Nordeste, Cesol Sertão do São Francisco, Uneb, Polícia Militar da Bahia, Constesf, Rádio Juazeiro, Governo Federal, Adac, Cooafjur, Acac, Univasf e Codevasf. (Foto: arquivo/reprodução)