Mais de 21 mil possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti foram identificados por leituristas da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, na capital e interior da Bahia. Completando, neste mês, um ano de parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesab), a Coelba já totaliza 325 municípios mapeados, com os possíveis criadouros identificados e informados às autoridades sanitárias. Na liderança das cidades com maior número de focos identificados estão Salvador (1.801), Paripiranga (1.197) e Buritirama (958).
A estratégia de cooperação da Coelba é simples: utilizar os mais de 1,5 mil leituristas que, diariamente, coletam consumo mensal de energia elétrica dos mais de 5,8 milhões de clientes, para identificar focos do mosquito e informar as autoridades sanitárias sobre potenciais criadouros. As anotações e indicações dos locais sob risco são feitas através dos equipamentos utilizados para a coleta de leitura.
As informações – endereço e coordenadas geográficas – são disponibilizadas diariamente para as secretarias de saúde municipais de todo o Estado, além da disponibilização destas informações no aplicativo para celular ‘Caça Mosquito’, do governo estadual.
A intenção é dar mais agilidade ao mapeamento dos focos de reprodução e auxiliar na eliminação do mosquito que transmite doenças como a dengue, zika, chicungunha e febre amarela. As informações são da Coelba.