Os estudantes da rede municipal de Petrolina, João Pedro e Maria Clara Prysthon, de 11 e oito anos, respectivamente, terão a missão de representear Pernambuco no Festival Nacional da Criança de Xadrez. Eles serão os únicos competidores do Estado. O evento acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 21 e 23 deste mês, e reúne os mais bem preparados enxadristas do país.
Os irmãos já colecionam muitas premiações em várias competições. Maria Clara, por exemplo, é a atual campeã pernambucana em sua categoria; já seu irmão venceu muitos campeonatos regionais. As conquistas estão representadas nas dezenas de troféus e medalhas que colecionam em sua casa.
A trajetória dos competidores é motivo de orgulho para o a pai, Marcos Prysthon, que está confiante no desempenho dos filhos em mais um campeonato. “Eles estão preparados e, com certeza, vão trazer mais um título para Petrolina e Pernambuco”, comenta. Caso sejam os campeões em suas categorias, eles se classificarão para o Campeonato Sul-americano.
Os dois, que são alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Antigo CAIC), contam com o apoio da Secretaria de Educação e da prefeitura. Para a gestora da unidade, Eli Rocha, a participação dos estudantes é um orgulho muito grande para a escola e toda Rede de Educação. “Estamos muitos orgulhosos e confiantes com mais uma excelente resultado que eles terão”, comentou. (fotos: Ascom PMP/divulgação)