A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã de hoje (5) a Operação ‘Conceptus’, com vistas a cumprir 11 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão nas cidades de Salgueiro (Sertão Central), Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista (Ambas no Sertão do São Francisco). A ação teve foco nos crimes cometidos contra instituições financeiras no Estado.
De acordo com o gestor da Diretoria Integrada do Interior 2 (Dinter), delegado José Rivelino Morais, esse grupo tinha atuação interestadual, participando de assaltos a agências bancárias e explosões a carros-fortes nos Sertões do Moxotó e Pajeú, e também no Estado da Paraíba.
A investigação, inclusive, teve início na cidade de Conceição das Crioulas (PB). A partir daí, a polícia descobriu que no grupo havia integrantes pernambucanos, juntamente com paraibanos. Durante a operação foram presos três suspeitos considerados os ‘cabeças’ da organização criminosa: José Ary Dantas da Silva; Osbino Cordeiro Cruz (o ‘Vinva); e Pedro de Alcântara de Sá Filho.
“O que a gente pretende, com a prisão deles, é que eles colaborem com a polícia, participando da delação premiada, que possam auxiliar a polícia a chegar a outros integrantes. Caso contrário, responderão por associação criminosa por cada crime cometido em Pernambuco, bem como no Estado da Paraíba”, informou José Rivelino.
Operação conjunta
A Operação Conceptus, que foi coordenada pela Dinter 2, contou também com o apoio das Polícias Civil da Paraíba e Militar de Pernambuco. Ao todo, 120 policiais civis e militares trabalharam no cerco ao grupo. Os presos foram encaminhados à 23ª Delegacia de Salgueiro.
José Francisco; enfrentar o crime organizado requer inteligência e planejamento ;parabenizo os entregantes dessa operação por colocar na cadeia estes criminosos
Parabéns Policias…