Se o Brasil mantiver o mesmo ritmo de diminuição da pobreza extrema e da desigualdade de renda observados nos últimos cinco anos (2003 a 2008) poderá obter indicadores sociais próximos aos de países desenvolvidos em 2016. Da mesma forma, poderá alcançar uma taxa de pobreza absoluta de 4%.
Os dados, divulgados nesta terça (12), constam de documento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. São considerados pobres extremos aqueles que recebem até 25% de um salário mínimo por mês, enquanto os pobres absolutos dispõem mensalmente de até 50% de um salário mínimo.
“Se projetados os melhores desempenhos brasileiros alcançados recentemente em termos de diminuição da pobreza e da desigualdade (período 2003-2008) para o ano de 2016, o resultado seria um quadro social muito positivo. O Brasil pode praticamente superar o problema da pobreza extrema, assim como alcançar uma taxa nacional de pobreza absoluta de apenas 4%, o que significa quase a sua erradicação”, diz o texto do documento.
O Ipea é uma instituição séria, mas tem a sua frente um presidente militante do PT, o que deixa em duvida as suas conclusões, são conclusões técnicas ou com uma pitada otimismo partidário?
DUVIDO, PARECE ATÉ PIADA.
OU NÃO CONHECEM O BRASIL.
enquanto a policia nao prende os acusados os donos de postos vao matando os inosentes cadeia nesta dona do posto unburucu assasina a populacao do joao de deus esta revoltada na entrevista para radio ela falou que no joao de deus so tem vagabundo vagabunda e ela que matou um inosente e colocou outro na cadeia a melhor justica e a divina.
De acordo com essa classificação pode ser verdadeira a afirmação. Essa classificação de pobreza extrema e pobreza só serve para mascarar a realidade. De quanto deveria ser o salário mínimo, segundo estimativa do DIEESE!! De mais de mil reais. Ora, no Brasil uma familia que é obrigada a viver com um salário minimo, vive mal, em condições de dificuldades…. Portanto, uma familia que vive com menos de um salario minimo já está em estado de pobreza extrema…..