Quando os acordes do frevo e das marchinhas carnavalescas anunciam que o Carnaval está chegando, a comunidade de Salgueiro, no sertão central, já sabe que seu maior folião, o artista plástico Jaime Alves Concerva, o ‘Mestre Jaime’, se não estiver pronto para cair na folia, com certeza está fazendo o acabamento de seus bonecos gigantes pra invadir ruas e avenidas da cidade.
Criador da troça A Bicharada, Mestre Jaime já vem calibrando o fôlego para as expectativas em torno do aniversário de 60 anos de suas criaturas carnavalescas. E foi por isso que o Governo do Estado o escolheu como um dos homenageados da folia em 2010, ao lado do carnavalesco (In memoriam) Nascimento do Passo, falecido ano passado.
Mas as homenagens já começaram antes da virada do ano, quando um grupo de admiradores preparou uma surpresa na Praça da Bomba, para saudar o carnavalesco com direito a orquestra de frevo e desfile de bonecos. Animado e sempre com o frevo no pé, o famoso folião que dispensa trio elétrico, não esconde a energia surpreendente para quem está com 88 anos.
“Carnaval só presta se for com energia, com cores e alegria. Se tem gente de todas as idades atrás dos bonecos fico mais eufórico, me sinto jovem”, revela o folião, que já chegou a brincar com o pé direito engessado e este ano vai colocar nas ruas cem bonecos e animais de sua fauna folclórica.