Campanha lançada pelo Blog alerta para número crescente da violência contra mulheres em PE e quer mobilizar sociedade

por Carlos Britto // 24 de maio de 2017 às 14:20

Em Pernambuco quase 90 mulheres são vítimas de agressão por dia, o que significa um caso a cada 17 minutos. Os números alarmantes foram destacados na manhã de hoje (24), durante lançamento da Campanha ‘Amor sem Violência’, idealizada pelo Blog de Carlos Britto/Agência Plena News, que aconteceu no Sest/Senat de Petrolina.

O evento contou com a presença do prefeito Miguel Coelho, além do atual presidente da Facape, Professor Antonio Habib, de representantes de associações de mulheres da cidade e da administração municipal.

‘Estrelas’ da campanha, a cantora Yara Tchê e a digital influencer Carla Rocha ressaltaram a importância da iniciativa. Ambas não cobraram nenhum cachê para participar. Yara destacou que a violência de gênero não é só física e argumentou que a mulher não pode sofrer calada. “Queria com minha atitude, ao participar da campanha, encorajar as mulheres a denunciar seus agressores”, frisou.

Carla não só reforçou as palavras da cantora, como chegou a revelar ter vivido esse drama na pele, ao lembrar que acionou a Lei Maria da Penha contra seu ex-marido. Ela informou que 80% dos seus seguidores no Instagram são mulheres. “Por isso sempre falo no empoderamento como forma de estimulá-las”, pontuou.

Titular da Secretaria Executiva da Mulher, Talita Andrade se disse “motivada e confortável” em estar à frente de uma Pasta na qual o prefeito Miguel Coelho também está engajado nessa causa. Ela argumentou que o papel da secretaria não é apenas de ajudar nas denúncias de agressão, mas também de orientar as mulheres sobre seus direitos. Mas para Talita, um dos pontos cruciais que podem mudar essa realidade passa pela educação. “Precisamos desde cedo orientar e educar as crianças de que agressão contra a mulher é crime”.

Parceria

Um dos primeiros a selar parceria com a campanha, Miguel enalteceu a iniciativa. Ele acredita que outras ações parecidas deverão surgir a partir disso. O prefeito destacou ainda que o problema da violência de gênero não diz respeito às leis, mas na execução das mesmas. “O Brasil é o país que tem a terceira melhor legislação no mundo de combate à violência contra a mulher, mas somos o quinto país que mais pratica esse tipo de violência. Temos a proteção, mas não estamos conseguindo essa proteção para as mulheres. E isso vai desde o social à educação”, afirmou. O prefeito lembrou ainda que a maioria dos casos de agressão tem o companheiro ou o ex como algozes, o que mostra, segundo ele, “uma base familiar mal estruturada”.

Miguel disse ainda que, com a participação de todos os segmentos da sociedade em torno da questão, boas ideias poderão surgir para mudar essa realidade. Da parte do município, o prefeito assegurou medidas protetivas que garantam os direitos das mulheres vítimas de agressão.

Blogueiro e um dos diretores da Plena, Carlos Britto justificou que o número crescente de casos de violência contra a mulher, especialmente em Pernambuco, deveria servir como ‘tapa de luvas’ na sociedade. “Enquanto cidadãos, não podemos apenas esperar pelas autoridades. Temos também o dever de nos conscientizarmos e alertar para esse problema. Esse é o objetivo da campanha“, finalizou.

Campanha lançada pelo Blog alerta para número crescente da violência contra mulheres em PE e quer mobilizar sociedade

  1. Crítico Construtivo disse:

    O prefeito lembrou ainda que a maioria dos casos de agressão tem o companheiro ou o ex como algozes, o que mostra, segundo ele, “uma base familiar mal estruturada”. Em outras palavras, o prefeito está dizendo que rodízio de parceiro é o motivo principal. O delegado de Brasília foi demitido por causa de uma manifestação nessa linha de raciocínio.

    1. Cego às avessas disse:

      Ridícula a demissão do delegado. Falar a verdade neste país virou crime agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários