“Meu filho é inocente”, diz mãe de Diego Cruz

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2010 às 18:09

000_0297A mãe do garoto Diego (18), Ivanilde Pereira Cruz afirmou que seu filho, que está sendo acusado de ter assaltado um posto de gasolina na BR 428, junto com o colega José Alex, que faleceu ontem (13), é inocente. De acordo com ela, o garoto foi confundido porque é negro.

“Meu filho não tem antecedente criminal, eu sou guarda municipal e técnica de enfermagem, sempre eduquei Diego com muita responsabilidade, o sonho dele é fazer faculdade de Educação Física. Eu acho que ele foi confundido porque é negro. Podem perguntar a qualquer pessoa do bairro João de Deus sobre meu filho, todos vão falar bem dele”, desabafou Ivanilde no Programa Carlos Britto no Ar de hoje (14).

Ela  comentou ainda que amanhã (15), Diego faz aniversário e ela acredita que ele vai comemorar em casa. “O grande presente que eu quero é que Deus faça ele voltar para casa no dia do aniversário. Meu filho vinha de um torneio de futebol no N-11, e hoje ele está na enfermaria do presídio, mas o advogado já entrou com recurso, e ele vai ser inocentado”.

De acordo com o Major Peres, a Polícia agiu corretamente ao prender o garoto. “Precisamos ter prudência, realmente os garotos não tinham antecedentes criminais, mas eles foram reconhecidos. Nós agimos corretamente, assim que recebemos a denúncia fomos ao local, detivemos o espancamento, mas infelizmente um garoto não sobreviveu e o outro será julgado”, informou o major

“Meu filho é inocente”, diz mãe de Diego Cruz

  1. katy anne disse:

    Sr. Major Peres, quer dizer que o senhor acha correto a policia espancar e até levar a morte um dos jovens?! Simplesmente porque estavam na hora errada e no lugar errado, e se fosse um dos seus filhos( se tiver filhos)?
    É correto então prender alguém e espancar sem ter provas?
    Na verdade vocês policias em vez de nos passar segurança, passam medo…tenho vergonha da policia brasileira!
    Vocês policias são mediócres, me causam nojo e repugnância.

    POLICIA PETROLINENSE, SEGURANÇA OU AMEAÇA?????

    Responde ai Major!!!

  2. Jeysa disse:

    Agiram corretamente? o correto é ter prudência…Cometeram um erro que custou a vida de um possível e provável inocente, e outro passando por constrangimento de estar preso sem culpa alguma, os dois sendo cidadãos vítimas da “prudencia” de policiais inescrupulosos. Providencia e Segurança é oque se pede em um País de violência, que grandes vezes existem por parte dos que deveriam ser nossos “Heróis”.

  3. galdino neto disse:

    Não quero acusar nem defender. Mas fica uma pergunta: Alguém lincharia filho de rico? Se era ladrão não sei… Mas quem tem coragem de linchar os filhos de Brasília? Com respeito aos brasilienses, eles sabem de quem estou falando. Com respeito aos bons políticos também. O Brasil ainda é escravocrata…

  4. Leide disse:

    Será que as pessoas que mataram o filho alheio espancando estão conseguindo dormir?
    Acho que não!
    Por mais que eles tivessem assaltado um posto ou uma pessoa ninguém merece sofrer tanto,
    São filhos de Deus.
    Deus disse perdoai para serem perdoadas, aqui as pessoas nem tem certeza da situação do que realmente aconteceu e atiram pedras,
    Quando estão passando por uma situação difícil ficam se perguntando meu Deus o que eu fiz pra passar por iço, SÓ DEUS SABE!!!

    SENHOR ALIVIA A DOR QUE SENTE ESSA MÃE…

  5. quero justicia disse:

    iai essa mulher q mandou espancar os INOCENTES como vai ficar poriso mesmos? q abuso de poder vou pergunta dona do posto vc tem filho? vc gostava se alguem fisece assim com um filho seu?vc ta bem? vc dorme? vc tem certesa que tem DEUS com vc? eu tenho PENA DE VC!!!!!!!!!!! vc pudia até manda a policia preder os rapazes agora espancar até matar NAO JUSTICIA JUSTICIA

  6. A QUE EU PODESE TE PERGAR disse:

    DONA DO POSTO VC É DIGNA DE PENA NUNCA MAIS FASSA ISSO IVESTIGUE ANTES DE MATA A PESSOA INOCENTE FICA NO LUGAR DESAS MAES UM MINUTO COMO TÁ SUA CONSCIENCIA??? E AGORA TÚ VAI TER PAZ TÚ JA PAROU PRA PENSAR?

  7. FIQUE NO LUGAR DESSA MAE disse:

    OU PORQ TU FEIS ISSO COM ESSES INOCINTE?

  8. PETROLINA disse:

    sr juiz quremos justicia pq se nao daq a ums dias o povo de petrolina vao ficar comedo de morar aq e eu gosto .muito de morar em dque

  9. meu deus disse:

    deus der fossa a esas maes

  10. galdino neto disse:

    Se os jovens cometeram o assalto ou não é uma questão para a Justiça decidir. O que não pode é um bando de pessoas que acham que têm o direito de fazer justiça com as próprias mãos espancar até a morte um jovem ainda sob suspeita. Cadê a apuração dos culpados por esse fato? O jovem não morreu por osmose. Repito, se os dois jovens são culpados ou não, é fato para ser apurado, assim como deve ser apurado os fatos que resultaram no espancamento dos dois. Tortura é crime, não interessa a quem quer que seja que foi torturado. O Brasil é o país onde cadeia foi feita para preto e pobre. A elite branca de olhos azuis continua matando os índios galdinos da vida e rindo da indignação dos descendentes das senzalas… Que pena… Em pleno século XXI ainda assistimos cenas medievais num país que se diz avançado.

  11. BEM ATENTO disse:

    A indagação que eu faço é a segunte: pegou um suspeito tem que espancar? Não importa se é branco, negro, rico, pobre, católico, protestante… a polícia é que é despreparada. É a lei do velho oeste: atira primeiro, pergunta depois!

  12. Beatriz disse:

    Quanto a esta situação… lamentável!!!
    Agora eu fico arrasada com a quantidade de erros de português de alguns que comentam neste blog.
    Noooossa Senhora!!!
    Em milhares de posts, desde o início.
    Vergonhoso…

  13. Olivia disse:

    É, Senhores, todas as viaturas da polícia tem a seguinte frase “PACTO PELA VIDA”, não da para entender. Agir com tanta violência sem saber de fato se a pessoa é culpada ou não, e o direito de defesa ? Onde está?

  14. João Gonçalves disse:

    Gente, antes de comentar algum fato é preciso entender como este fato aconteceu: dois rapazes em uma motocicleta realizam um assalto ao um posto de combustível, aliás, na última semana ocorreram vários assaltos a postos de combustível na cidade! Logo após o assalto, quando tentavam fugir, os elementos foram perseguidos pelas vítimas – que estavam de carro – tendo sido alcançados nas proximidades do Posto Paizão. Eles caíram da moto e as pessoas que os perseguiam, iniciaram uma sessão de espancamento. A Polícia Militar foi chamada para uma ocorrência de linchamento e não de assalto. Chegaram ao local e evitaram que os dois fossem linchados, providenciando o socorro do que estava em situação mais grave e a condução do outro (Diego) para a Delegacia, por conta do assalto acontecido. As pessoas que espancaram também foram conduzidas para a Delegacia. Houve o reconhecimento do acusado como sendo um dos autores do assalto ao Posto. Ficou preso e depois conduzido ao Presídio. Ínfelizmente o outro acusado veio a falecer no hospital. Dias depois houve o reconhecimento de Diego por outras vítimas de outros assaltos, inclusive com depoimentos contundentes e seguros, na presença do Promotor de Justiça Criminal do Município, Dr. Júlio César. Aí vão algumas indagações: Por que esculhambar a PM, acusando-a de violenta e despreparada, se ela não espancou ninguém, prestou socorro a um e evitou que o outro, mesmo sendo acusado do assalto, viesse a morrer linchado? Será que houve tempo para que as vítimas que perseguiram os assaltantes se confundissem com os mesmos, se haviam tido contato a alguns minutos atrás? Será que as outras pessoas que reconheceram Diego como autor de outros assaltos estão mentindo? Para que? Quantas mães e quantos pais não se enganam sobre os seus filhos e são surpreendidos com revelações indesejáveis? Quantos pais não descobriram que seus filhos são criminosos da pior forma possível?
    Olha, é claro que o linchamento é condenável e não deveria ter acontecido, é claro que as mães têm razão em defender os seus filhos, eu também tenho filhos e os defenderei sempre e em qualquer situação, é claro que a Polícia está sendo injustiçada por comentários desairosos e indevidos de pessoas que não procuram se informar, mas apenas esculhambar, então, vamos buscar responsabilizar quem realmente deve ser resposabilizado, vamos prender quem deve ser preso e vamos deixar de sensacionalismo e depoimentos movidos pela simples emoção. A Polícia vem trabalhando bastante, vem reduzindo os índices de criminalidade, estourando bocas de fumo, prendendo traficantes e assaltantes, policiando as ruas do centro e em vários bairros, isso niguém pode negar. Falhas acontecem, o que não foi o caso, pois o espancamento não foi promovido pela Polícia e sim por cidadãos comuns, em estado de choque pelo assalto sofrido. Deixemos que a Justiça seja feita pelas autoridades responsáveis.

  15. joao gilberto disse:

    é pra isso que a gente paga a policia? pra matar a gente???

  16. Fernando disse:

    Eu estou por fora do assunto, mas pelo que eu entendi, a polícia não teve culpa, apenas impediu ainda mais o espancamento. Que o mandante ou a mandante tem que pagar, isso ninguém tem dúvida; se vai pagar aí é outra história. Se a mãe do garoto que morreu não ficar em cima, tudo vai ficar por isso mesmo. O grande problema é a violência de pequenos e grandes furtos que vem ocorrendo na cidade. Se por um lado diminuíram os homicídios, por outro, os outros tipos de crimes aumentaram e muito. Antes, só os ricos não tinham medo da justiça (confiam na impunidade); hoje, nem um marginal tem medo da Justiça. A violência nesses jovens é o reflexo dos descrédito da população nas Instutições de Segurança. Justiça com as próprias mãos. Ou o Poder Público toma a rédea das coisas, ou a tendência é piorar. Pior, Petrolina este ano não contará com o convênio do Governo Federal – PRONASCI. É torcer para que, pelos menos, as pessoas de bem possam chegar bem ao final do ano de 2010. Acredito na mãe do garoto; não se por que, mas acredito.

  17. Fernando disse:

    Agora que li o post de João Gonçalves, e apesar de perceber um certo protecionismo às vítimas do assalto, fica dificil não acreditar que tenham sido os jovens. Acredito que João Gonçalves é militar, deve estar sabendo mais do que todos nós.

  18. pedro disse:

    Sim, e a pergunta é: quem linchou vai ser punido? Ora, se a questão é essa…dai a césar o que é de césar.

  19. Ivan Morais disse:

    O ATO DE LINCHAMENTO É INACEITÁVEL,NÃO PODEMOS TOLERAR ISSO EM NOSSA CIDADE,NÃO CONCORDO TOTALMENTE COM AS CRÍTICAS FEITAS A POLICIA,MAS EXISTEM DOIS PONTOS A SEREM ESCLARECIDOS,1º PROVAS CONCRETAS DE QUE FOI ESTES DOIS JOVENS QUE PRATICARAM O ASSALTO,INCLUSIVE FIQUEI SABENDO QUE OS JÓVENS VINHAM COM UM SACO DE MACAXEIRA,NINGUÉM VAI PRATICAR UM ASSALTO CARREGANDO UM OBSTÁCULO PARA ATRAPALHAR NA FUGA2º QUEM LINCHOU OS DOIS JOVENS LEVANDO UM A ÓBITO ISSO É UM CRIME,MUITO MAIOR QUE O ASSALTO AO POSTO,A POLÍCIA TEM QUE APRESENTAR OS CULPADOS PARA SEREM DEVIDAMENTE PUNIDOS PELA JUSTIÇA,NESTE MOMENTO LEMBRO DOS FUCIONÁRIOS DA MAGESTOSA QUE NO FIM DO ANO PASSADO FORAM INJUSTAMENTE AUSADOS DE ROUBO E TORTURADOS PELA POLICIA,PETROLINA QUER A VERDADE SOBRE ESTE GRÁVE ACONTECIMENTO,JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS NÃO…

  20. katy anne disse:

    Sr.João Gonçalves, já que é tão inteligênte e mostra-se tão por dentro do assunto, gostaria que me respondesse, o que aconteceu com as armas e o dinheiro, já que a “Vítima”,(vítima essa que tem suposta passagem pela polícia.)Disse ter seguido os acusados desde o posto assaltado até o posto seguinte, segundo ela, não tirou os olhos dos rapazes …e quando a polícia chegou só encontrou uma sacola, com macaxeiras e outra com as chuteiras.Será que os garotos são mágicos, e transformaram a arma em macaxeiras e o dinheiro em chuteiras?

    COMO PODE ALGUEM COM UMA SACOLA DE MACAXEIRAS EM UMA MÃO, E 2º A “VÍTIMA “NA OUTRA MÃO O CAPACETE EFETUAR DISPAROS COM ARMA DE FOGO???
    NOSSA, QUANTA HIPOCRISIA !

    Será que a palavra dessa tal “vitíma” merece tanta credibilidade?
    Ela disse que os assaltantes tiraram o capacete, no mínimo eles também disseram prazer, se identificaram e a chamaram para tomar um cafezinho…qual o assaltante que vai tirar o capacete?Eles ja utilizam desse utensílio para não serem identificados! Me poupe senhora, deveria ter vergonha de andar mentindo… e mais ainda quem te defende.
    E sobre os polícias nao terem tocado nos garotos, isso é uma tremenda mentira. Quem ja foi abordado pela polícia ,seja desde uma simples revista, ate uma prisão sabe muito bem como agem os políciais- batem e depois perguntam-(claro que isso só acontece na classe média baixa).

    E quem está precisando se informar é o Sr.João Gonçalves que por o que disse em seu texto, anda muito é retrógrado e finge nao conhecer a polícia Petrolinense.

  21. tia de Diego disse:

    eu sou tia dele,ajudei a mãe dele a educalo,nunca o vi ele fazer nada fora do limite,mas isso prova que as pessoas ainda tem rassismo,de comfudir uma pessoa com a outra só por que tem a pele negra.

  22. Beatriz disse:

    Ai Tia de Diego…
    Tomara que a educação que você tenha dado para seu sobrinho tenha sido só de valores mesmo, pois de outra coisa não foi não.
    E vamos deixar a polícia resolver isso!

  23. ricardo disse:

    Deixa um cidadão colocar uma arma na sua cara que ai voçê pensa diferente! ele vai deixar de ser cidadão pra ser outra coisa na mesma hora, a mãe dá educação para o filho não é comfirmação que ele não vai ser um assaltante!

  24. acompanhando de perto disse:

    quem não for investigador como eu não sou, acompanhem minha linha de raciocinio,dois assaltantes chegam numa moto num posto de gasolina,e fala é um assalto,em seguida tira os capacetes para mostrar o rosto,segundo a assaltada,que irônicamente eu pegunto será que eles também não entregaram a indentidade,bem vamos continuar com minha linha de raciocinio,em seguida efetua três disparos segundo a vitima,daì fogem,levando consigo o produto do roubo e as armas,só que esses assaltantes após realizarem esse assalto no posto de gasolina,resolveram abastecer a moto no próximo posto.gente pelo amor de deus raciocinem,façam uma coisa que nem a policia e nem os vandalos que se encontravam no posto fizeram,antes de espancarem um inocente até a morte,raciocinar.continuaremos,bem os suposto assaltantes,após agredir os frentista do posto assaltado efetuarem 3 disparos,terem tirado os capacetes,e fugirem foram seguidos pela vitima sem deixar que os assaltantes saissem do seu raio de visão,será que foi isso,eu duvido muito.mais continuaremos com o nosso raciocinio,ora se os assaltantes não fugiram do seu raio de visão ,onde raios entrou as armas e o produto do roubo,e cadê os vestigios de polvora que deveriam estar nas unhas dos garotos,ai eu pergunto?será que essa história não ta mal contada?e a policia,porquê em vez de primeiro colher provas foi espancar os garotos também,é população petrolinense e blogueiros de plantão,vamos raciocinar juntos,por que eu gostaria muito de ver esse assassinato e injustiça,resolvido,e ver os verdadeiros culpados pagarem pelo que fizeram com dois inocentes.sr joão gonçalves vc deve ser militar ou parente do pessoal do posto por isso é que vc faz essas observaçõs tão absurda,em vez de vc fazer ,vai rezar e pedir a deus para que nem vc e nem seus familiares sejam injustiçados ,como essa duas familia e seus filhos foram.e vc beatriz me perdoe,se cometi algum erro de português,é porque eu pensava que os blogs seriam para agente expor nossas opiniões e não para ver quem escreve mais bonito.então vá curtir sua consciência por que com certeza ela tá pesada,por ter participado do linchamento de inocêntes.

  25. Cate Silper disse:

    Bom, fiquei sabendo desse caso primeiramente pelo blog, e o blog descrevia como e Sr. João Gonçalves descreveu. Que houve a perseguição e tal. Logo depois os jornais noticiaram a mesma história descrita pelo Sr. João Gonçalves. Somente após a morte e a revolta (que acredito que haja fundamento pelo fato do espancamento e não pelo roubo) da população é que se começa a supôr que esses adolescentes eram inocentes. As provas ou comprovações pelos depoimentos somente a polícia tem, e não foi passada a nenhum de nós que estamos aqui defendendo-os ou atacando-os, então até que se prove ao contrário, pelo que foi noticiado, a história foi justamente essa que o Sr. João Gonçalves nos relatou. Sinto muitíssimo pela dor da família, mas dizer que educou o filho não é garantia de que ele não possa cometer um crime. O que a população e a família espera é que seja esclarecido os crimes, independente de TUDO.

  26. fabricio disse:

    cader a justiça cader as provas ja se passaram 10 dias e nem uma respostas foram dadas por parte da policia cader o material esportivos que foi apreedidos com os jovens sera que nem isso vcs deixam escapar que que isso meu deus vamos ser mais humano cader os 10 rs que os jovens nao chegaram a abast sera que a populacao revoltada tem que tomar a frente a populacao que explicaçao a gente nao esqueceu nao vamos la coron cadeia nesses bandidos que fizeram isso e 4 tes contra a populaçao sera que temos que procura just fora de petrlina.

  27. joao neto disse:

    beatriz as pessoas se tratando de coisa serias e vc falando em erros vai cassar o que fazer

  28. patricia disse:

    eu sou moradora do quati e estou chocado com o caso estou aguardando resp espero que seja feita justiça com esses assasinos que espancaram um inocente ate a morte cader a justiça so porque essa mulher tem dinheiro a melhor justiça ea de deus se e que ela sabe o que e isso sua consiencia nao pesa por ter feito just com as propias maos vc tem filho.

  29. gilson disse:

    coronel peres a populacao do joao de deus que explicaçao do caso ja se passaram 12 dias a gente nao esqueceu e nao vamos esquecer em momento algum sera que temos que ir para rua de novo cader os lixadores e asim que funciona a lei cader os pertençes do furto sera que alguem ainda tem duvida porque essa demora porque tem policiais emvolvidos sera que temos que levar o caso a brasilia nao e justos o que esses mostros fizeram cader a armar cader o dinheiro cader os celulares sera que os jovens sao magicos cader o vestigio de povora que iria ser feito na maos do jovens qual o motivo que nao foi feito porque quando a policia foi acionada para socorrer dois jovens de lixamento cometidos por assacinos nao prestaram socorro imediato primeiro levaram para del para acabar de matar e so 3 hs depois foram socorridos ja sem vida esperamos just imediato.

  30. justiça lenta disse:

    senhores da justiça se é que em petrolina existe.já se passaram 13 dias do caso( DIEGO E ALEX)nada foi feito a dona do posto continua solta,Diego preso,Alex morto e nada foi feito, porque os linxadores não foram chamados para prestar depoimentos,com certeza a dona do posto sabe quem são,se eles estavão com a cara linpa, o capacete estava numa mão, a sacola de macacheira na outra mão ,em qual mão estava a arma?porque so encontraram a sacola com a macacheira e a bousa com as chuteiras.

    A POPULAÇÃO DE PETROLINA
    QUER UMA RESPOSTA. OU SERÁ
    PRECISO IRMOS A CAMARA DE VEREADORES, AOS DEPUTADOS, O GOVERNADO, AO SENADO, E ATÉ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA,SE PRECISO FOR…

  31. justiça so divina disse:

    cader o imquerito que era para entregar em 10 dias estamos aguardando a populaçao que explicaçao o rapaz ja foi enterrado mais a mente da gente esta viva vamos ter que ir na camara de vereadores recife ou brasilia se e que petrolina nao tem just para pobre cader os assacinos do lichamento que estao ai a solta cader os policias assacinos e corruptos.

  32. ELISANGELA@ROTMAIL.COM.BR disse:

    MINHA QUERIDA DONA DO POSTO VA PARA IGREJA REZAR MUITO QUE AS COISAS NAO TA DO JEITO QUE VC PENSAVA QUE ERA NAO PESSA MUITO A DEUS PARA TER PIEDADE DE VC QUE O SAPATO ESTA SE APERTANDO E NAO E POUCO NAO O CIRCO ESTA SE FECHANDO AOS POUCOS….SO VC QUE ESTA PECEBENDO A JUSTIÇA DE DEUS TARDA MAIS NAO FALHA NAO AQUI NA TERRA E SO UMA VIDA PASSAGEIRA O BOM E A DIVINA VC ESTA CONSEGUINDO DORMIR BEM ARRUME MUITO DINHEIRO PARA GASTAR COM ADIVOG POIS AS DUAS FAMILIAS NAO ESQUEÇERAM AINDA NAO SE VC JA ESQUECEU POIS A POPULAÇAO DO JOAO DE DEUS NAO…

  33. Sandra Silva disse:

    Foi muito triste isso que aconteceu com esses rapazes, uma familia destruida e outra traumatizada pelo resto da vida. E de certo modo também destruída a familia das pessoas que fizeram essa barbaridade pois acredito que jamais vão ter paz.Peço a Deus que na sua infinita sabedoria dê o devido consolo a quem merecer e força para continuar a vida depois de tanta tristeza.Uma abraço fraterno para todas essas familias.Que Deus esteja com todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários