Os professores da rede estadual de Petrolina se reunirão, na tarde desta sexta-feira (9), com psiquiatras para discutir o bem-estar e a saúde mental dos jovens. O encontro com docentes dos ensinos Fundamental II e Médio tem por objetivo ajudar os profissionais a identificar sinais de bullying, depressão na adolescência e até mesmo tentativas de suicídio entre os estudantes. A roda de conversa terá início às 14h, no auditório da Gerência Regional (GRE)/ Sertão Médio São Francisco – localizado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, bairro Vila Eduardo, zona oeste da cidade.
De acordo Dr. Edésio Lira, psiquiatra e vice-presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP), o foco deste encontro está, primeiramente, nos professores porque o jovem passa a maior parte do seu dia na escola e os docentes podem ajudar a identificar os sinais de algum transtorno mental. A ideia é que, dessa forma, o professor possa dar o suporte e a orientação que o estudante precisa.
Além do Dr. Edésio Lira, participarão do encontro com os professores os doutores Everton Botelho, psiquiatra e professor da Universidade Federal de Pernambuco, e Cláudia Pires, psiquiatra e pesquisadora do Grupo de Estudos da Prevenção ao Suicídio da UFPE.
Simpósio médico
O encontro com professores da rede estadual de ensino é uma atividade extra na programação do III Simpósio Os Desafios da Assistência Psiquiátrica no Agreste e Sertão que será realizado nos dias 9 e 10 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O evento, que já foi realizado em Caruaru e Garanhuns nos anos de 2015 e 2016, respectivamente, visa a troca de experiências, conhecimento e o contato entre estudantes e profissionais de Medicina para a valorização da Saúde Mental e o bem estar da população. (foto/Ilustração)