Existem 94.118 documentos retidos entre as 60 unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no estado da Bahia. Este número é fruto de um levantamento realizado em maio de 2017, e corresponde a documentos acumulados nos postos durante o ano de 2016 e os cinco primeiros meses deste ano. Para pegar os documentos o procedimento é simples. Basta comparecer na unidade SAC onde foi feita a solicitação e levar o protocolo de atendimento ou documento com foto.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) lidera o ranking com 52.725 documentos “esquecidos” pelos cidadãos baianos. Em seguida vem a Carteira de Identidade, que possui 29.585 unidades, e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 11.808. O abandono dos documentos nos postos gera problemas operacionais e custos para o Estado, por causa do armazenamento, além de prejuízo para os cidadãos, que pagaram pelo serviço. Não foi informada a quantidade de documentos retidos no SAC de Juazeiro.
De acordo com a diretoria operacional da Superintendência do SAC, não há um prazo limite para que o indivíduo se dirija à devida unidade e retire o documento solicitado. Porém, a partir de 30 dias ele já é considerado como um documento represado. No caso de CTPS, o documento fica no posto até que o cidadão vá buscá-lo. A CNH é represada pelo seu tempo de validade, que são cinco anos. Já o RG, após seis meses, é incinerado.