Desenvolvendo um belo serviço junto às mães que têm dificuldades de amamentar seus filhos recém-nascidos, o Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip vem recebendo uma demanda cada vez maior. Além de atender Petrolina e mais 11 municípios de Pernambuco localizados no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, o banco de leite dá assistência a bebês vindos da Bahia, Piauí e Ceará.
“É uma ação muito importante, que deve sempre contar com o apoio das pessoas, porque o leite que doamos é recebido de mulheres que produzem mais do que seus filhos precisam”, explica Flávia Guimarães, coordenadora da unidade, acrescentando que também são atendidos bebês que, por qualquer razão, não conseguem mamar adequadamente.
Atualmente está sendo um esforço para aumentar o número de doações na cidade. Até maio deste ano, foram doados 147 litros de leite ao HDM/Imip, mas segundo a coordenadoria do banco, o volume ideal seria de 294 litros. De acordo com o hospital, os requisitos para ser uma doadora é estar saudável e amamentando. Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Flávia Guimarães, a unidade recebe por mês uma média de 30 litros, realizando 2.500 atendimentos nesse período. “A demanda é praticamente o dobro do que recebemos, mas o Banco de Leite do Estado busca oferecer todo o suporte para as mães que desejam doar seu leite excedente”, diz ela.
“Para se tornar doadora a mulher só precisa ter excesso de leite, nos contatar ou procurar o banco. Será realizada uma entrevista e alguns exames simples, e, em seguida, será agendada uma visita da técnica que vai orientar como ordenhar e estocar o leite materno. Entregaremos os vidros, além de marcar o dia da coleta do produto”, explica a médica. “Vale ressaltar que o Estado disponibiliza o carro para a coleta na própria residência da mãe doadora”, completa Flávia. O banco de leite é uma ação da Secretaria Estadual de Saúde. As mães interessadas em doar podem entrar em contato com o HDM/Imip pelos números (87) 3202-7001/3202-7007. (Foto: CLAS Comunicação)