Mesmo com as recentes denuncias sobre a pesca predatória de Cari no Rio São Francisco, uma boa noticia pode ser comemorada em relação a essa espécie de peixe. Depois de sumir por dois anos, o Cari está de volta às águas do Velho Chico. Peixe de água doce, característico do Rio São Francisco, feio, escamas grossas, mas de carne deliciosa e apreciada por muita gente que o considera “a Lagosta do Velho Chico”. Para felicidade dos pescadores e apreciadores das iguarias preparadas com o peixe, o Cari reapareceu tão repentinamente como sumiu.
Segundo os pescadores do bairro Angari, em Juazeiro, o sumiço do peixe foi devido à baixa do nível da água do Rio no ano passado. Por ser um peixe encontrado em grande quantidade, brinca um deles, aliviado, quando perguntado sobre o risco de extinção do Cari: “é mais fácil faltar a gente na terra do que o Cari do São Francisco”.
Mas, o que já se sabe é que este ano quem vier a região , para o Festival Internacional da Sanfona, por exemplo, poderá desfrutar dessa maravilhosa iguaria do São Francisco, que fez muita falta no último ano.
Sábdo eu estava tomando banho no Rio e passaram 3 Caris mortos.
A Promotora do Meio Ambiente tem de fiscalizar a venda de caris, pois nos anos anteriores eles eram vendidos expostos ao sol ainda vivos, que pelos menos sejam colocados em algum recipiente com água, para não apodrecerem e serem jogados na beira do rio por falta de compradores. Isto já aconteceu.