Pescadores vibram com volta do Cari às águas do São Francisco

por Carlos Britto // 17 de janeiro de 2010 às 21:57

Mesmo com as recentes denuncias sobre a pesca predatória de Cari no Rio São Francisco, uma boa noticia pode ser comemorada em relação a essa espécie de peixe. Depois de sumir por dois anos, o Cari está de volta às águas do Velho Chico. Peixe de água doce, característico do Rio São Francisco, feio, escamas grossas, mas de carne deliciosa e apreciada por muita gente que o considera “a Lagosta do Velho Chico”. Para felicidade dos pescadores e apreciadores das iguarias preparadas com o peixe, o Cari reapareceu tão repentinamente como sumiu.

Segundo os pescadores do bairro Angari, em Juazeiro, o sumiço do peixe foi devido à baixa do nível da água do Rio no ano passado. Por ser um peixe encontrado em grande quantidade, brinca um deles, aliviado, quando perguntado sobre o risco de extinção do Cari: “é mais fácil faltar a gente na terra do que o Cari do São Francisco”.

Mas, o que já se sabe é que este ano quem vier a região , para o Festival Internacional da Sanfona, por exemplo, poderá desfrutar dessa maravilhosa iguaria do São Francisco, que fez muita falta no último ano.

Com informações do Bahia em Pauta

Pescadores vibram com volta do Cari às águas do São Francisco

  1. Fátima disse:

    Sábdo eu estava tomando banho no Rio e passaram 3 Caris mortos.

  2. Edinho disse:

    A Promotora do Meio Ambiente tem de fiscalizar a venda de caris, pois nos anos anteriores eles eram vendidos expostos ao sol ainda vivos, que pelos menos sejam colocados em algum recipiente com água, para não apodrecerem e serem jogados na beira do rio por falta de compradores. Isto já aconteceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários