Pelo 13º ano, a pequena comunidade do Caboclo, na zona rural de Afrânio (PE), Sertão do São Francisco, já vivencia mais uma Festa do Tamarindo. O evento, que vem se consolidando como um dos mais tradicionais da região, acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto.
O tema deste ano será “Delícias no Bicentenário – uma festa de dar água na boca”. A atração à parte é um grande tamarindeiro de 170 anos, o qual originou a festa, e onde gira toda a programação, que neste ano está bastante diversificada. A Comissão de Revitalização do Caboclo (CRC), organizadora do evento, tem como propósito fomentar o desenvolvimento e a preservação histórica do local.
Haverá oficinas, vendas de produtos artesanais e à base de tamarindo, concerto ao pôr-do-sol no Mirante, além de um momento muito especial, ‘Homenagem da Gratidão’ – concedida a pessoas e entidades que colaboraram com Caboclo nos últimos 22 anos, e acontecerá no adro da Igreja do Padroeiro Senhor do Bonfim (confiram os homenageados aqui).
Importante ressaltar que toda a renda arrecadada com a 13ª Festa do Tamarindo será destinada à reforma e melhoramentos da Pousada Caboclo, única no povoado, que foi tombado em 2012 pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Fundarpe) como patrimônio do Sertão. Um reconhecimento e valoração da identidade cultural do lugar. O evento também faz parte do calendário turístico de Pernambuco.