Os dados das Gerências Regionais de Saúde (Geres) têm indicado a presença de coliformes fecais em amostras de água para consumo humano nas cidades pernambucanas de Belém do São Francisco e Itacuruba (no Sertão de itaparica). Diante do risco à saúde, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou às Secretarias de Saúde das respectivas cidades que sejam coletadas amostras em pontos anteriores à reservação. O material coletado deve ser encaminhado às Geres, com a finalidade de analisar a qualidade da água presente nos sistemas de distribuição nos dois municípios.
Segundo a promotora de Justiça Manuela Capistrano Lins, no caso de serem identificadas quaisquer desconformidades no tocante à qualidade da água, os responsáveis pelo sistema de abastecimento d’água deverão ser informados para solucionar a situação. O MPPE recomenda, ainda, a alimentação constante do sistema de informação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), bem como manter articulação com a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), quando forem detectadas falhas relativas à qualidade dos serviços de abastecimento de água.
A 7ª Geres, além de encaminhar os dados referentes à qualidade da água ao MPPE, também deve orientar os respectivos municípios quanto ao procedimento de coleta das amostras. As Secretarias Municipais de Saúde e a 7ª Geres têm o prazo de 10 dias para informar ao MPPE se acatam ou não a recomendação. O documento foi publicado no Diário Oficial do dia 5 de agosto. As informações são do MPPE.