Prossegue até o próximo dia 26 de agosto em Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco, a campanha de vacinação contra o HPV para meninos de 11 até 15 anos incompletos. A vacina está disponível em todas as unidades de atendimento do município, segundo informou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo da Pasta e do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura vacinal gradativamente, como se deu com as meninas, cuja faixa etária para a vacina vai de 9 a 15 anos incompletos.
Para receber a dose da vacina contra o HPV é preciso apresentar a carteira de vacinação. Os jovens podem aproveitar a oportunidade para atualizar a situação vacinal, com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e difteria e tétano (DT). Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus – doenças diretamente relacionadas ao HPV.
A definição da faixa etária para a vacinação visa a proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal e orofaringe são atribuíveis à infecção pelo HPV.