As calçadas de Juazeiro normalmente não são confortáveis para os pedestres em geral, para os portadores de deficiência física então é praticamente uma odisseia transitar pelas ruas da cidade.
Além da falta de acesso às calçadas, os cadeirantes também encontram dificuldades para entrar nas lojas. Recentemente a Câmara de Dirigentes Lojistas tentou realizar uma campanha para que os comerciantes construam rampas de acesso. Segundo o presidente da CDL, Erivaldo Oliveira Souza devido às festas e promoções de final de ano não teve muito resultado, mas pelo menos cinco empresas já realizaram o trabalho.
A própria sede da CDL recebeu uma representação do Ministério Público por não ter rampas de acesso para cadeirantes. O local recebeu um prazo de 15 dias para realizar a construção e já finalizou a obra.
Ainda segundo Erivelto a CDL enviou um oficio para a prefeitura para que os comerciantes recebam do órgão uma orientação para que as rampas sejam construídas de forma correta.
A prefeitura também já iniciou alguns trabalhos. A Secretaria de Defesa Social (SDS), esta finalizando a construção de rampas de acesso para cadeirantes em diversos pontos da cidade.
As rampas de acesso foram construídas na Praça Antonílio da França Cardoso, no Terminal de Ônibus Urbano e na Praça Dr. José Inácio da Silva.
Para o supervisor de Trânsito da SDS, Marcos Cardoso, essa ação contribui para a melhoria da qualidade de vida de portadores de necessidades especiais. “Estamos terminando a pintura de 7 rampas espalhadas em pontos identificados como de maior dificuldade de acesso pelos cadeirantes e ainda estamos fazendo um estudo para construção de mais 5 rampas na cidade, já que a qualidade de vida da população é uma das preocupações do governo municipal”, afirmou o supervisor de trânsito da SDS, Marcos Cardoso.
Adorei a notícia. A portabilidade está chegando as ruas do sertão.
Dificil e ser respeitado. Passe na frente da Farmacia Paque Menos e na frente do Bradesco e comfira a falta de respeito.