No ano de 2016, os estudantes das escolas de Ensino Médio de Petrolina tiveram alta de 60,7% no desempenho, se comparado a 2015. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), a Regional também registrou crescimento de 60% das Escolas do Ensino Fundamental.
“Nossa posição na Rede Estadual de ensino é confortável. Temos oitenta Escolas, entre as quais quinze são de Educação Integral. Adotamos a política de formação continuada de professores e o protagonismo juvenil dos estudantes, discutimos planejamento estratégico visando a melhorias na apresentação do conteúdo, acompanhamos o desempenho do aluno e incentivamos os pais a participarem sempre do processo”, explica a gestora da Gerência Regional do Sertão Médio São Francisco (GRE), Anete Ferraz.
Dados do Idepe mostraram que os alunos dos sete municípios componentes da GRE alcançaram média 3,9 de desempenho, aproximando-se da média pernambucana de 4,1 e à frente da nacional, com 3,4. Para Anete, o comprometimento do governo estadual, as medidas de incentivo aos professores e a busca pela interação com os estudantes contribuíram para o resultado.
Ano passado, mais de 600 alunos da rede estadual em Petrolina e região foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a gestora, são estudantes indígenas, quilombolas, do sequeiro, zona rural e urbana. “Isso mostra que a qualidade da Educação no Médio São Francisco está democratizada. Nossas escolas são especiais a começar pela estrutura. Os prédios são excelentes, e os alunos recebem livro, farda, bolsa, tudo de primeira qualidade”, enfatiza Anete. (foto/divulgação)