O programa ‘Criança Feliz’, que tem como objetivo fortalecer políticas públicas para a primeira infância de Petrolina, será lançado pelo prefeito Miguel Coelho em cerimônia nesta quinta-feira (28) no Parque Josepha Coelho, às 9h.
O programa, do governo federal, funcionará por meio de visitas de profissionais à residência das famílias atendidas e tem como foco gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família, e as de até seis anos cujas famílias sejam do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que estejam afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. Todas as ações visam a reduzir o baixo desenvolvimento e a mortalidade infantil.
Os profissionais que atuarão no Criança Feliz irão orientar os pais sobre atividades do dia a dia. Eles também vão alertar sobre datas de vacinações, sobre a importância de pesar as crianças, além de identificar bebês em situação de risco e violência.
Programa eleitoreiro e sem sentido do governo federal. Essa atividade já é realizada pelos agentes comunitários de saúde, que o fazem de forma qualificada. Pesar, vacinar e manter crianças na escola são condicionantes do Bolsa Família e as famílias realizam tais ações para se manterem vinculados ao programa. O único sentido desse programa é usar esses profissionais para fazer disputa política dessa base social que tem forte referência no PT.