Terrenos usados no plantio de maconha agora beneficiam famílias do Sertão

por Carlos Britto // 25 de janeiro de 2010 às 15:57

PLANTA~1Em seis cidades do Sertão de Pernambuco, uma área de mais de 76 mil metros quadrados, antes usada para plantar maconha, abriga 175 famílias contempladas pela reforma agrária. Os municípios beneficiados são:  Cabrobó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Serra Talhada e Floresta.

De acordo com dados da Procuradoria Seccional da União de Petrolina (PSU), desde 2001 já foram transferidos para União mais de 105 processos de expropriação, em caráter definitivo, o que corresponde a uma área de 7.371 hectares.

Para o chefe de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, José Bosco Carvalho, é de suma importância o aproveitamento dessas terras em assentamentos de trabalhadores rurais. “De antemão, já se sabe que a área tem água nas proximidades e o solo deve ser bom devido a sua identificação”, destaca Carvalho.

Dar um destino às terras não é uma tarefa simples, já que exige um trabalho minucioso para identificar bem a propriedade, o dono ou herdeiros. O delegado da Polícia Federal em Salgueiro, Cristiano Oliveira, reclama da dificuldade de conseguir junto ao Incra esses dados.

De acordo com o superintendente do Incra em Petrolina, essa demora de repasse dos dados se dá devido a desatualização do banco de dados da instituição, pois muitas propriedades estão sem documentação e até mesmo sem cadastro de imóvel rural.

Com informações do JC/Vale do São Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários