O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado, confirmou na última semana a abertura de novos cursos no interior do Estado. O anúncio foi feito durante a coletiva de divulgação do resultado do vestibular seriado e logo após a contabilização de uma vistoria realizada por uma equipe da instituição, que percorreu seis municípios pernambucanos: Nazaré da Mata, Garanhuns, Salgueiro, Petrolina, Caruaru e Arcoverde.
A comitiva, liderada pelo reitor Carlos Calados e pelo pró-reitor de Planejamento, Béda Barkokébas Júnior, foi realizada com o objetivo de acompanhar de perto o andamento das obras de construção e ampliação das unidades do Interior, orçadas em R$16,2 milhões. Com a conclusão dessas obras, será possível ampliar as vagas de Medicina no Recife, mas extensivas a Garanhuns, no Agreste, e em Serra Talhada, no Sertão. Desta forma, além das 150 vagas já oferecidas na Capital, outras 80 seriam abertas nas duas cidades.
Em Serra Talhada, a prefeitura disponibilizou salas de escolas municipais, bem como o Hospital Regional, que será utilizado para a prática dos estudantes. Outra cidade que também tem perspectivas de lançamento de novos cursos é Salgueiro, no Sertão do estado, onde a UPE também está transferindo as instalações da unidade para uma nova sede, com 16 salas de aula.
Quando chega o ano eleitoral, começa a aparecer as “pedras fundamentais” … e o povo ainda cai que nem um patinho…
Petrolina inicia o ano ainda esquecida pela administração Eduardo Campos! 2010 será igual a 2009, que foi igual a 2008…
Petrolina nunca foi tão humilhada, esquecida e ultrajada nesses últimos 30 anos, tanto pelo governo estadual, quanto pelo governo federal!
É mesmo? Humilhada e esquecida?
Então nos diz o que está acontecendo?
belissima noticia!! enfim a upe tentando fazer algo no interior. um estado do tamanho de pernambuco ter so uma estadual e caindo aos pedaços eh uma vergonha. o piaui eh um estado miseravel e tem duas universidades estaduais