O combate à violência contra a mulher será debatido em Petrolina de forma itinerante, por meio do Projeto ‘Elas merecem Respeito’. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), consistirá de visitas em unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), associações e/ ou outros espaços da comunidade, onde haverá oficinas e atividades com a finalidade de ampliar a discussão sobre o tema, com a participação da população.
Um dos assuntos abordados será a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06). A proposta da prefeitura é que durante as oficinas, de forma simples e compreensível, seja possível levar informações sobre a lei promovendo, em caráter preventivo, o enfrentamento da violência contra a mulher, dando apoio e motivando as vítimas que vivem em situação de risco a denunciar seus agressores.
A secretária-executiva da Juventude e Direitos Humanos de Petrolina, Bruna Ruana, destaca que qualquer iniciativa para coibir os casos de agressões a mulheres na cidade é sempre importante.
“Considerando o alto índice de violência contra a mulher, faz-se necessário desenvolver ações que objetivem diminuir o número de agressões, através de ações educativas nas comunidades que abordem a Lei Maria da Penha e as ações do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), provocando a quebra da naturalização e do ciclo de violência”, pontuou.
Calendário
Conforme a assessoria da prefeitura, o primeiro bairro a ser visitado será o José e Maria, amanhã (19), no CRAS do bairro, localizado na Rua Tucuruí, n°43, a partir das 9h. O evento é aberto ao público. Vale destacar que o projeto assumirá o caráter permanente e qualquer pessoa pode requerer a visita em sua comunidade. Para isso, basta entrar em contato para agendar a visita através do telefone (87) 3867-3516.
O calendário de visitas é o seguinte:
19/04 – CRAS José e Maria;
26/04 – CRAS Rajada;
3/05 – CRAS N-7;
8/05 – CRAS João de Deus;
10/05 – CRAS Uruás;
17/05 – CRAS Fernando Idalino;
24/05 – CRAS Rio Corrente.