Interessados em ser voluntários do programa ‘Novo Mais Educação’ em Petrolina têm até o próxima segunda-feira (30/04) para realizar sua inscrição no processo seletivo que oferece 112 vagas. O edital pode ser conferido acessando aqui.
As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria de Educação, localizada no Centro de convenções, 2° andar, das 8h30 às 13h. Podem participar do processo seletivo: graduados ou graduandos do curso de pedagogia, professores com formação em outras áreas da educação e com experiência com turmas de alfabetização ou ainda profissionais com escolaridade concluída até o normal médio no módulo magistério.
Cada assistente alfabetizador receberá o valor de R$ 150,00 por turma em que atuar, esse valor passa a ser de R$ 300,00 por turma caso o mesmo trabalhe em uma escola vulnerável, onde ele terá que passar 10h semanais em cada turma. De acordo com a SEDU, esse valor é para despesas de alimentação e deslocamento dos voluntários.
O Programa Mais Alfabetização visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º e no 2º ano do ensino fundamental. Esse programa será efetivado com o propósito de garantir apoio adicional ao aluno em fase de alfabetização.
Eita quem diabos vai ser voluntário na educação para ganhar a 150 a 300 reais,o cara passa 6 anos fazendo uma faculdade para se a sujeitar a isto,imagina como vai fica este ensino,este NOVO TEMPO vem com cada novidades.
O voluntariado tem em sua essência a caridade ,contudo para os profissionais formados é sinônimo de precarização do fazer profissional. Visto que é dever do Estado abrir processos seletivos e concursos, para garantir total cobertura dos serviços a demanda. Mas como sempre usam mecanismos para baratear as despesas dos serviços e políticas públicas!
O valor é pago por turma, e esse programa não é o “Mais Educação”. Esse que o autor se refere é o “Mais Alfabetização”, o qual contrata assistentes de alfabetização, que podem escolher até o máximo de 8 turmas não vulneráveis e até o máximo de 5 turmas vulneráveis, o que caracteriza o pagamento máximo de 1200 reais para as turmas não vulneráveis e 1500 reais para as turmas vulneráveis.