Entre os 40 projetos de Instituições de Ensino Superior (IES’s) brasileiras aprovados para o recebimento de assistentes de ensino de Língua Inglesa, selecionados pelo Edital nº 20/2017 (Fulbright/CAPES), a Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina foi uma das contempladas.
Intitulado “A interculturalidade no desenvolvimento da competência comunicativa em Língua Inglesa”, o projeto foi aprovado para o biênio 2018/2019, sob a coordenação geral da Professora Mestra Edna Maria Alencar de Sá e do Professor Doutor Peterson Martins Alves Araújo, coordenador adjunto, tendo o apoio dos professores de Língua Inglesa e dos demais integrantes do Colegiado.
O Programa ETA Fulbright/CAPES contempla a inserção de um falante nativo, cidadão estadunidense, recém-graduado, com experiência em ambiente educacional e em ensino em sala de aula, na condição de assistente de ensino. Além de divulgar a cultura de seu país de origem, o bolsista deve motivar os alunos brasileiros no estudo da língua inglesa, supervisionar a participação deles em atividades de comunicação oral, encorajar atividades no idioma e acompanhar os alunos durante sua realização.
Os assistentes de ensino de Língua Inglesa selecionados para o ano de 2018 são Julia López (Califórnia) e James Kale (New York). No próximo ano virão mais dois, os quais também permanecerão na universidade durante os meses de fevereiro a novembro.
Licenciatura
O Curso de Licenciatura em Língua Inglesa e suas Literaturas da UPE Campus Petrolina também foi contemplado com esse programa durante o período de 2012 a 2014, proporcionando aos alunos e professores experiências linguísticas e culturais, como suporte efetivo para a melhoria da qualidade de sua formação, uma vez que os conteúdos culturais, sociais e históricos trazidos pelos ETAs Chelsea Waite (2012), Alicia Sheares (2013), Robert Smith e Jenny Miner (2014) trouxeram enriquecimento às disciplinas da matriz curricular desse curso.