Após ser preterida na chapa majoritária do governador Rui Costa (PT), a senadora Lídice da Mata (PSB) anunciou que concorrerá à Câmara Federal no pleito deste. O governador da Bahia retirou a socialista da sua chapa majoritária para ceder espaço a Angelo Coronel (presidente da Assembleia Legislativa do Estado) e Jaques Wagner.
Em nota, o PSB diz que a retirada de Lídice da chapa foi “injusta”, mas ressalta que manterá o apoio “às candidaturas de Rui Costa e Jaques Wagner ao governo do Estado e Senado, respectivamente, como as candidaturas que no campo progressista apresentam uma maior viabilidade eleitoral”.
Acompanhem, na íntegra:
A injusta retirada da senadora Lídice da Mata da candidatura à reeleição na chapa majoritária do governador Rui Costa reduz o espaço da esquerda e da mulher na política baiana. A candidatura avulsa ao Senado resultaria em imenso prejuízo para as eleições dos deputados estaduais e federais do nosso partido.
Diante deste quadro, a Comissão Executiva Estadual do PSB da Bahia, em reunião com os deputados estaduais, federal e dirigentes partidários, atendendo ao apelo da Direção Nacional, no sentido da ampliação da bancada de deputados federais, resolve que a presidente estadual da legenda na Bahia, Lídice da Mata, será candidata a deputada federal nas eleições de 2018.
Reafirmamos o nosso apoio às candidaturas de Rui Costa e Jaques Wagner ao governo do Estado e Senado respectivamente, como as candidaturas que no campo progressista apresentam uma maior viabilidade eleitoral.
PSB-BA