O Banco de Leite Humano (Biama) do Hospital Dom Malan/Imip está realizando neste mês mais uma campanha para arrecadação de potes de vidro destinados ao armazenamento do leite ordenhado e pasteurizado para os bebês prematuros.
Os potes precisam ser de vidro para resistirem ao processo de esterilização, e a tampa de plástico para não enferrujarem. Os mesmos passam por constantes aquecimentos e resfriamentos, sofrem desgastes e precisam ser substituídos por outros. “Nesse caso, o ideal é que os vidros sejam de café solúvel do tamanho médio”, explica a diretora médica do Biama, Flávia Guimarães.
“Precisamos dos potinhos com urgência para distribuírmos principalmente entre as doadoras para captação do leite cru. Esse simples gesto vai contribuir para mantermos o banco de leite em funcionamento. A doação dos recipientes é tão importante quanto a doação de leite humano“, afirma.
Esse tipo de material geralmente acaba indo para o lixo quando o seu conteúdo acaba. “Doando para o Biama, mais mães poderão se tornar doadoras e mais leite poderá ser coletado. É uma maneira sustentável de ajudar os bebês e o meio ambiente“, acredita a fisioterapeuta da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI) e apoiadora da campanha, Juliana Benevides. Os interessados em ajudar na arrecadação podem deixar os potes de vidro no próprio Biama, que fica no HDM/Imip, na Avenida Joaquim Nabuco, s/nº, Centro de Petrolina, ou em outros pontos de coleta, que poderão ser informados pelo telefone (87) 3202-7067.