Estudantes da Univasf fazem visita técnica e conhecem estrutura da hidrelétrica de Sobradinho

por Carlos Britto // 08 de julho de 2018 às 08:10

(Foto: Iago Mota/PEV)

Um grupo de alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participou de uma série de visitas técnicas à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho, no norte da Bahia. Os estudantes, que também são integrantes do Programa Escola Verde (PEV), assistiram a palestras sobre as características da hidrelétrica e os parâmetros para garantir o seu funcionamento 24 horas por dia, além de conhecerem a estrutura da usina.

As incursões ocorrem durante a última semana, com a ideia de promover um momento de reflexão sobre a escassez e degradação do Rio São Francisco. Sua baixa vazão preocupa a população que depende da Barragem de Sobradinho, e que sente os impactos da falta de água e da formação de bancos de areias às margens do Velho Chico.

O operador de máquinas Hildebrando Ribeiro acompanhou o grupo, que era composto por estudantes dos cursos de Engenharias, Ciência Sociais, Enfermagem, entre outros. Segundo ele, a insuficiência de água durante os períodos de seca surge da falta de projetos governamentais de apoio à revitalização do São Francisco. Hildebrando afirma que se houvesse algum programa efetivo nesse sentido, a realidade poderia ser bem diferente, “além dos cuidados que a população deve ter”, destacou.

A Chesf é uma empresa do governo federal vinculada ao Sistema Eletrobras, que utiliza a força da água para gerar energia elétrica. O reservatório de Sobradinho tem uma área de 498.968 quilômetros quadrados (km²) e opera com seis turbinas gerando energia para os estados da Bahia e Pernambuco.

PEV

Já o PEV promove a educação ambiental dentro das escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior, buscando a sensibilização de jovens e crianças para a preservação dos recursos naturais e práticas sustentáveis que envolvem aspectos econômicos, políticos e sociais. O programa é uma pesquisa-ação desenvolvida pela Univasf com o apoio de alunos, professores e pesquisadores de instituições locais e nacionais. Ao todo, 36 graduandos participaram da visita técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários