Juazeiro inicia Campanha de Vacinação Antirrábica

por Carlos Britto // 10 de julho de 2018 às 09:00

(Foto: Ascom PMJ/Divulgação)

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) deu início à Campanha de Vacinação Antirrábica no município. O objetivo é prevenir a ocorrência de casos de transmissão da raiva do animal para o homem. Inicialmente, o município dispõe de 12 mil doses para realizar a vacinação. A Sesau informou que todos os animais – de estimação ou de rua – precisam ser vacinados, uma vez que a doença é transmissível ao ser humano através da mordida do animal infectado, que pode até levar ao óbito.

Os donos de animais de estimação residentes na área central da cidade devem levá-los à sede do Núcleo de Combate às Endemias, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 06. A vacinação nos bairros da cidade está acontecendo nas associações de moradores. Na zona rural, a vacinação acontecerá em domicílio. O serviço é de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde, a meta é vacinar cerca de 40 mil animais. Vale ressaltar que é importante levar a carteira de vacinação do animal. Caso o dono não a possua, o setor de endemias da Sesau estará disponibilizando para que haja o acompanhamento vacinal. Durante a campanha, o Núcleo de Combates a Endemias estará aberto aos sábados das 8h às 12h, como medida alternativa para os responsáveis por animais de estimação.

Sintomas

Outra informação importante disponibilizada pela Sesau é quanto aos sintomas da raiva: animais agressivos, mudança de comportamento, animais rodando em círculos, aversão à luz e baba com presença de espuma. Ao ser detectado um ou mais dos sintomas apontados é importante o contato com a Vigilância Epidemiológica, através do telefone (74) 3611 2928, para que uma equipe faça o recolhimento e tome as medidas cabíveis.

Juazeiro inicia Campanha de Vacinação Antirrábica

  1. Francilene silva sousa disse:

    Moro no joão vinte três e até agora não divulgaram o dia que vão vir aqui no bairro vacinar os animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários