Primeiro mutirão da prefeitura de combate à catarata reduz 30% da fila de espera em Petrolina

por Carlos Britto // 23 de julho de 2018 às 08:30

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

O final de semana teve uma mescla de alegria e alívio para alguns pacientes de Petrolina que aguardavam por uma cirurgia de catarata. O primeiro mutirão idealizado pela prefeitura foi encerrado neste domingo (22) e realizou 60 procedimentos cirúrgicos no Hospital Saúde Visão, reduzindo 30% da fila de espera. A ação faz parte de uma série de mutirões programados pela administração municipal com o objetivo de zerar todas as listas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Uma das beneficiadas foi a dona de casa Cristina Maria, de 77 anos, que já estava quase perdendo a visão. Moradora de Izacolândia, na zona rural, ela esperou mais de dois anos pela consulta oftalmológica e, após o encaminhamento, foram apenas quatro meses para a realização da cirurgia.

De acordo com a secretária executiva de Gestão à Saúde, Cássia Guimarães, no período de janeiro a junho deste ano, a Secretaria de Saúde autorizou cerca de 360 laudos cirúrgicos de catarata. “Não temos fila de espera para autorização desse tipo de cirurgia, porém, ficamos sempre à disposição da capacidade instalada dos nossos prestadores”, explicou

Segundo a gestora, uma força tarefa foi montada para negociar com os prestadores a fim de agilizar todos os encaminhamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).  “Hoje nossa maior demanda é com relação a consultas oftalmológicas. Nós temos o dinheiro, mas, infelizmente, as clínicas e hospitais que prestam o serviço em Petrolina não comportam o número de solicitações. Então, estamos negociando para agilizarmos esses procedimentos através de mutirões. Dessas consultas, acreditamos que 30% desses pacientes serão encaminhados para a cirurgia. Vamos resolver as pendências e assim que o paciente estiver com os exames prontos, será marcada a data do procedimento cirúrgico. Nossa intenção é facilitar a vida dos usuários“, ressaltou. Com informações da assessoria da PMP/SMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários