Os moradores de Juazeiro já estão habituados a conviver com as muriçocas. Mas em algumas épocas do ano, o convívio com esses incômodos insetos fica insuportável. Ultimamente as reclamações dos moradores são constantes.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, o carro fumacê, que diminui bastante o número dos mosquitos, não a tem a função de combater especificamente as muriçocas, pois elas não oferecem nenhum risco de transmissão de doenças para a população, mas sim de extinguir o mosquito transmissor da dengue.
Ainda segundo a assessoria esse ano ainda não tem previsão para a passagem do carro fumacê, porque o município só solicita do Governo do Estado esse tipo de ação quando a risco de epidemia de dengue, o que não está ocorrendo na cidade.
O aumento do mosquito se deve não só pela sujeira acumulada nas ruas, como também pelas chuvas que acontecem nessa época do ano, que propicia o acúmulo de água e espalha a sujeira pela cidade. A sujeira nos canais e corregos também ajuda bastante para a infestação dos mosquitos.
Enquanto o alívio não vem, cabe a população zelar pela higiene na cidade e esperar para que o serviço de limpeza da cidade seja eficiente.
A culpa dos insetos proliferá tanto é do homem. O desmatamento. a extinção dos predadores e a falta de saneamento.