Audiência pública em Petrolina quer orientar população sobre risco de enchentes no Rio São Francisco

por Carlos Britto // 29 de agosto de 2018 às 12:32

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Petrolina será uma das cidades escolhidas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para realizar uma audiência pública com o intuito de alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades e os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco. Tal prática pode acarretar sérios danos, caso haja elevação do nível das águas, provocando enchentes. Outras duas audiências sobre o assunto estão marcadas – em Propriá (SE) e Pirapora (MG).

O evento em Petrolina acontecerá a partir das 10h na Câmara de Vereadores, no próximo dia 17 de setembro, e é aberta à comunidade em geral.

De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, a baixa vazão impede que as pessoas vejam a possibilidade de cheia como uma ameaça possível. “Como as pessoas não conseguem enxergar a possibilidade de cheias no São Francisco, devido ao período de longa estiagem, começa a haver a ocupação do solo, e falta às prefeituras esse trabalho de orientação”, afirma.

A debate tem o objetivo de apresentar à população as áreas inundáveis do Rio São Francisco e as ações para enfrentamento das cheias.

Programação

A programação constará das seguintes atividades:

  1. Operação dos reservatórios e histórico de enchentes (Chesf);
  2. Mapeamento das áreas inundáveis no Submédio e Baixo São Francisco (Chesf/ANA);
  3. Estado da arte da mobilização para enfrentamento das cheias (Defesa Civil);
  4. Estado da arte da mobilização para enfrentamento das cheias (Associação dos Municípios do Baixo São Francisco);
  5. Debate;
  6. Propostas.

Audiência pública em Petrolina quer orientar população sobre risco de enchentes no Rio São Francisco

  1. pedrosobrinhooo disse:

    se falou tempos atras que a seca vai, e vem
    fica esse terrorismo
    se o ria “ia secar, morrer” para que esse gasto com esse “movimento”?
    quem comer corda, que encha o bucho, esse é o tempo de evento que nao deveria acontecer
    é evento para equipe da ordem pública e corpo de bombeiros
    vamos acabar com gastos desnecessários
    bastava divulgar isso via internet, via site simples
    nao gastem dinheiro publico sem necessidade porra!

  2. TÔ DE ÔLHO disse:

    A área inundável do Rio São Francisco, de Sobradinho até Lagoa Grande, gira em torno da cota 362,5 metros acima do nível do mar, essa é a altura que está alí no m uro de arrimo das Pizzarias da Orla I de Petrolina. Agora, o Poder Público, seja Federal, Estadual, Municipal, Ministério Público Federal, Estadual e Municipal, deveriam ter uma forma, uma maneira, de não deixar que ninguém construísse abaixo da cota 362,5 metros acima do nível do mar, evitasse invasões com moradias, uso do solo com agricultura, pecuária ou qualquer outra atividade, se assim se fizesse, estariam colaborando e em muito com o Rio, evitando o seu assoreamento e a morte dos seres vivos alí existentes, peixes, carangueijos, pitús, moluscos, etc, etc. São tantos os órgãos existentes para cuidar do meio ambiente e de repente vem uma cheia e o Poder Público se ver na obrigação de socorrer os inundados e até fazer indenizações.

  3. Joseilton disse:

    Kkkkkkkkkkkkkkk,isso é uma piada enchente!!!!
    O rio que tem no máximo 5 latas de água, seco feito uma língua de peba, e uns idiotas desses falam em enchente do Rio. Vão procurar o que fazer!

    1. Antônia Fernandes disse:

      Mas pra Deus nada é difícil né. Hoje ele tá seco mas amanhã pode tá transbordando só Deus sabe todas as coisas.

  4. Joaseiro disse:

    Eu estarei lá só para questionar do presidente o porque de Maceió ser a sede do Comitê da Bacia Hidrográfica SE A CAPITAL ALAGOANA NÃO FAZ PARA DO VALE DO SÃO FRANCISCO e sim da Bacia do Rio Mundaú. “Pode, Arnaldo? Pode não Galvão, a regra é clara!” Um absurdo! Uma ilegalidade!

  5. Defensor da Liberdade disse:

    Kkkkkkkkk é cada piada que a gente têm escutado ultimamente! Sinceramente essas enchentes catastróficas do rio que eu tenho conhecimento dá para contar nos dedos das mãos!

  6. Petrolinense nato disse:

    Gistein Josenillton kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários