A Polícia Federal deflagrou a primeira etapa da Operação Liamba, para erradicar os plantios de maconha no Sertão do estado. A medida faz parte das estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, em Brasília.
A operação contou com aproximadamente 70 policiais federais das unidades de Salgueiro, Caruaru e Recife, além dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Paraíba e Ceará. A ação teve também a participação do Incra.
Os trabalhos aconteceram nos municípios de Cabrobó, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Carnaubeira da Penha, Salgueiro, tanto em continente como nas ilhas do Rio São Francisco.
Foram erradicados aproximadamente 220 mil pés de maconha (cada pé equivale a 300g, o que dá um total de 66 toneladas da droga que deixaram de abastecer o mercado consumidor, cerca de 109 plantios destruídos, 245 mil mudas e 52Kg (cinqüenta e dois) quilos de maconha pronta para o consumo apreendidos.
Ótima notíicia, parabéns a PF. Espero que esse duro golpe no tráfico contribua para reduzir a criminalidade na região. Vão plantar frutas meu povo!