Juazeiro avançou na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2017, com média de 5.4 no Ensino Fundamental, sendo o maior entre os 10 municípios da Bahia, ficando à frente até mesmo de Salvador. O resultado foi divulgado ontem (3), pelo Governo Federal.
O indicador é produzido a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também para o ensino médio. Ele é calculado a partir de dois componentes: taxa de aprovação das escolas e médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português.
A Rede Municipal de Juazeiro lidera o ranking dos 10 maiores municípios baianos no ano inicial – 5º ano, e no ano final – 9º ano do ensino fundamental. A secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, está satisfeita com os avanços. “O desempenho das escolas municipais melhorou muito no Ideb, que é a principal avaliação da qualidade da educação no país. Esse resultado mostra que o município avançou nas médias nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º a 9º ano) do Ensino Fundamental. Juazeiro é a capital da Educação da Bahia. Essa conquista é dos juazeirenses, que acreditam que trabalhando a gente faz educação pública com qualidade. Gratidão a todos que nos ajudaram a chegar até aqui, só temos que comemorar e continuar trabalhando cada vez mais pela educação de Juazeiro”, comemorou Lucinete.
Crescimento de fato fruto de muita dedicação e investimento por parte dos que pensa a Educação do Municipio e também dos que executam na ponta.