Projeto que será lançado no Alto da Boa Vista pretende estimular uso de plantas medicinais entre os petrolinenses

por Carlos Britto // 12 de setembro de 2018 às 12:31

Foto/divulgação

Será lançado nesta quinta-feira (12) às 10h, em Petrolina, um projeto que visa a estimular o uso de plantio e de plantas medicinais na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dra.Sinhá, no Alto da Boa Vista, zona oeste da cidade. A iniciativa recebeu o nome de ‘Jardim Suspenso’ e foi elaborada a partir de um projeto de intervenção de um grupo de estudantes de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através da Disciplina ‘Saúde e Comunidade’, a qual está inserida no 1º período do currículo médico, coordenada pelo professor Aristóteles Cardona Júnior.

Na realidade, procuramos fazer nesta disciplina que os estudantes tenham contato com a realidade da rede de saúde de Petrolina já no início do curso. E a melhor forma para isso, ao meu ver, é que tenham contato direto com as necessidades e busquem construir ações que tenham a ver com o SUS (Sistema Único de Saúde). Além deste tema, sempre são abordados temas como prevenção de doenças e acidentes e sobre o próprio funcionamento das unidades de Saúde”, explica o professor.

Universitária do curso, Eliene Cerqueira Marcos participa do grupo e é uma das idealizadoras do projeto.

Nós nos identificamos logo com a população daquele bairro e, a partir do nosso contato inicial, chegamos à conclusão de que este poderia ser um projeto que permaneceria para além do tempo que estamos lá. Acho que o curso de medicina da Univasf tem que ter esta função também“, declara. Ela aproveita para reforçar um agradecimento especial ao comunitário Zezinho, do Recanto Madre Paulina, que deu todo o suporte e orientações necessárias. “Sem ele, não teria sido possível realizar esta ação“, completa.

No lançamento, o grupo explicará os passos iniciais para construção do jardim e quais os cuidados necessários em sua manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários