Foliões se esbaldam no quinto dia de Carnaval em Petrolina

por Carlos Britto // 15 de fevereiro de 2010 às 16:01

DSC00276

DSC00288

DSC00301

DSC00324A quinta noite do Carnaval petrolinense, ontem (14), contagiou os foliões nos principais pólos da cidade.  

Na praça da 21 de Setembro, quem ditou o ritmo foi o Bloco Carranca Dourada (foto 1). Criado há 11 anos por Luis Eduardo Frota, o bloco sai tradicionalmente no início da noite dos domingos de Carnaval, arrastando gente de todas as idades. Ontem não foi diferente. Além do Carranca, os bonecos gigantes dos Brucutus (foto 2) foram uma atração à parte.

No palco, os shows ficaram por conta das bandas Frevart, Bongar, Patusco (do Recife) e do baiano Pepeu Gomes, que encerrou a noite.

Também na Areia Branca, embora o ritmo fosse outro, o público compareceu em bom número para ver os shows de axé e pagode a cargo dos grupos Kebresambe, Fogo de Mulher Elétrica e Thimidez (foto 4).

Já no Rio Corrente, na zona oeste, a banda de frevo do bairro fez os foliões caírem no passo do frevo (foto 3). A festa por lá só acabou no início da madrugada de hoje (15).

Foliões se esbaldam no quinto dia de Carnaval em Petrolina

  1. Tiago Carvalho disse:

    É Bonito de se ver… O estado pegando fogo… Na pisada do maracatu… Frevo… Samba de veio… Afoxé dentre muitas outras manifestações da cultura popular que embeleza os cortejos pelos sertões, agrestes, zonas da mata e litoral, por todo o estado o povo pode sentir a pisada, a força da arte e cultura, que emociona com a tamanha beleza… Bonito de se ver que a cultura popular, tomando as ruas, as praças, as casas e o rio, para celebrar esta festa popular… Gostaria de parabenizar ao Estado de PE, em especial a Fundarpe, pelo reconhecimento, valorização e propagação da riqueza que é a nossa cultura, e também, por estarem atentos a diversidade e as especificidades do estado das regiões, cidades e comunidades. Como dito, em um dos momentos nos oportunizado para representar e fomentar a cultura popular desse estado (na ocasião da conferencia estadual de Cultura em dezembro de 2009/Recife) pela 1° vez estamos vivenciando um importante momento de democratização e acessibilidade do patrimônio cultural do estado, que com a força do povo, energia, determinação e presença marcante contemplando as agremiações durante esses dias e noites de carnaval, pudemos de contra partida sentir o empenho do estado “poder publico” em ver a diversidade Cultural acessível para todos. Aqui nos sertões sabendo que muito necessita ser feito, para criação de uma identidade conhecida e reconhecida dentro do grande mosaico de cores, valores, clamores, gritos, cantores… porém podemos dizer que conta mesmo que hoje, com o apoio e preocupação em ser parte deste Pernambuco nação cultural. Parabéns Eduardo Campos, parabéns povo pernambucano e sertanejo… Por tudo…
    E viva a cultura popular que é o nosso maior patrimônio…

    Att; Tiago Carvalho

    Coordenador de Cultura Popular, sertão do São Francisco, A partir do fórum de cultura do estado de PE.

    comentarios e-mail: tiagocar2005@yahoo.com.br

  2. Zé Pereira disse:

    Pelo o contrário, quem ditou o ritimo sendo a atração principal, foi o versátil e irreverente bloco “Os Brucutus” com seus bonecos gigantes botando o povo pra frevar, salvando o carnaval de domingo na Praça 21 de Setembro.Parabéns ao idealizador “Dos Brucutus” José Ney Monteiro, que com escasso dinheiro (mas aplicado honestamente) e ajuda de poucas pessoas soube dar o seu recado.

  3. Fernando disse:

    Será que deu mais de 50 testemunhas…

  4. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Não adianta querer impor a cultura dos outros, de outros lugares, o petrolinense não aceita isso. Se continuarem com essas idéias de cavalo-marinho, caboclo de lança, bumba-meu-boi, maracatu, toda vez quebrarão a cara!

    O Estado manda o dinheiro e contrata somente os (pseudo) cantores recifenses e técnicos de Recife, ou seja, o dinheiro vem e volta pra Recife.

    Eu por exemplo não perdi meu precioso tempo com esse carnaval enlatado de Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários