Com o objetivo de amenizar os efeitos da seca no sertão nordestino, incitar a convivência dos sertanejos com o semiarido e conter a disseminação de pragas que já dizimaram milhares de hectares de palma nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Governo de Pernambuco está criando o ‘Gabinete da Palma’.
O projeto já foi implantado nos municípios de Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Lagoa Grande e recentemente em Petrolina, através da parceria entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR’s), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Prefeitura Municipal e Associações Rurais.
Somente em Petrolina, serão distribuídas 80 toneladas de mudas de palma para 2 mil agricultores de base familiar do município.
A comunidade de Rajada, por exemplo, já foi beneficiada pela variedade da palma. Nesta sexta-feira (19), é a vez da região de Izacolândia e no sábado (20), Uruás.
Palma assada na chapa parece berinjela (nem precisa tempero), tem um ótimo sabor. E o suco de palma batido no liquidificador também é ótimo – fica quase igual suco de melancia. Eu uso quatro folhas de palma para 1/2 litro de água e meio copo de açúcar. Bem geladinho…
Só tem que cortar as pontas e raspar os espinhos com uma faca, o resto é alegria.
Gostaria de saber se a PALMA,tem algum poder curativo. Ela solta uma fruta nas ponta das folhas, gostaria de saber se pode comer- GRATO.
Recebi sua resposta, fiquei muito contente…GRATO-Brito um forte abraço. Mario Mascaro