Sistema biométrico do Detran vai monitorar candidatos à CNH

por Carlos Britto // 19 de fevereiro de 2010 às 11:44

Detran-PE Buscando garantir que os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cumpram integralmente as 45 horas horas/aula do curso teórico nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em todo o estado, previstos pela legislação, o Detran-PE passou a fazer esse trabalho através de um sistema biométrico.

Com a implantação do novo sistema, o aluno deverá marcar presença, no início, meio e término das aulas, por meio do leitor biométrico (finger), com a digital do dedo polegar. Logo em seguida, a foto aparece na tela do computador, validando a presença. Todo processo é monitorado, em tempo real, pelo Detran-PE – que já tem cadastrado, em seu banco de dados, as informações do candidato.

Quando ocorrer algum erro na leitura biométrica, será necessário fotografar o aluno e encaminhar pelo sistema a foto do candidato, para o Detran validar, ou não, a identificação. O novo sistema de controle de presença foi concebido pelo órgão estadual em parceria com os CFCs, e regulamentado pela portaria nº. 2824 de 11/12/2009, da Diretoria da Presidência, que estabelece que a aquisição dos dispositivos de identificação de digital e dos computadores, cabem às auto-escolas.

Já o Detran ficou responsável pela criação, desenvolvimento e manutenção do software. Nesse primeiro momento, o órgão estará monitorando as aulas teóricas, mas até o final de fevereiro pretende estender o sistema biométrico também para as aulas práticas. A Biometria também será realizada no curso de atualização (15 horas/aula) para os candidatos que abriram serviço de renovação.

Com informações da 8a Ciretran 

Sistema biométrico do Detran vai monitorar candidatos à CNH

  1. luis disse:

    tudo besteira. deveriam mudar a forma de ensino, principalmente as aulas praticas. hoje se aprende somente a passar nos testes. depois é que se aprende a dirigir ou pilotar, provocando perigo nas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários