O Dia Mundial de Combate à Aids (1 de dezembro) será lembrado nesta sexta-feira (30) em Petrolina por meio de vários serviços oferecidos pela prefeitura, com foco em orientações preventivas e na realização gratuita de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Os testes, que acontecerão no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), irão das 7h às 17h e serão feitos de forma rápida, gratuita e com total sigilo e discrição. O resultado sai em cerca de 30 minutos. Em Petrolina, entre janeiro e novembro de 2018, foram registrados 142 casos de HIV pelo CTA. Quando há a confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento com antivirais de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada (SAE), num local anexo ao CTA.
“A gente convida a população para vir participar desta ação, que se constitui como uma forma importante de cuidado contra o vírus HIV. A Aids é uma doença causada por esse vírus, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Ainda não há cura, mas há tratamento com medicamentos que reduzem a progressão da doença”, explica Miguel Santos, Coordenador do CTA.
O CTA/ SAE está situado na Rua Joaquim Nabuco, s/n°, em frente ao Hospital Dom Malan (HDM)/Imip. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.